Publicado em 28/02/2013
Nesta terça-feira (26), o SENAI/PR – Unidade Boqueirão recebeu alunos da primeira turma do curso de Pós-Graduação em Motores de Combustão Orientada à Engenharia da Mobilidade, este projeto que atende diretamente a demanda levantada por indústrias de Curitiba e região. A demanda inicial pela criação de um curso de pós-graduação foi apresentada ao Senai pela Renault. Após avaliação, o Senai instituiu um comitê técnico, formado por representantes de todas as indústrias do setor automotivo de Curitiba e RMC e pela equipe técnica dos Observatórios Sesi/Senai/IEL.
O curso é dirigido a egressos de faculdades de engenharias (mecânica, elétrica), mecatrônica,
tecnologia mecânica, química, física ou matemática, que atuem em empresas relacionadas à
mobilidade.
Organizado em 400 horas aula, será ministrado na unidade do Senai no Boqueirão e certificadora
é a Faculdade Tecnológica do Senai na CIC, que integra as faculdades da indústria do Sistema FIEP.
A grade curricular reúne 13 disciplinas, que propiciarão aos participantes criar competências e identificar as fases do ciclo do projeto de desenvolvimento e industrialização do motor e seus componentes; contribuir, cooperar e colaborar no desenvolvimento, adequação e nacionalização de motores de acordo com requisitos técnicos e ambientais; para validação dos motores e a interface com o veículo, identificar a analisar os impactos em emissão, consumo, dirigibilidade e performance no desenvolvimento do projeto, correlacionar diferentes tipos de ensaios (bancos/dinamômetros) com o desenvolvimento do motor e seus componentes.
Neste encontro estavam alunos que representam as empresas: Renault, Volvo, Bosch, Electrolux, Petrobras e SENAI.
Otávio
Derenievicki, coordenador do curso, comenta que o curso formará profissionais com visão nas tecnologias de mobilidade,
para que possam colaborar com projeto e adequação de motores para as indústrias do ramo.
A concretização desta ação confirma a preocupação dos especialistas com a variável qualificação da mão de obra, consultados para a publicação do estudo Cenários da Indústria Automotiva: Região Metropolitana de Curitiba 2020.
Confira aqui a galeria de imagens deste encontro!
Envie para um amigo