Publicado em 27/02/2013
Contudo, o momento por que passa o mercado europeu fez encolher os resultados da companhia. O lucro operacional baixou dos € 651 milhões em 2011 para € 514 milhões em 2012, queda de 21%. O lucro líquido teve retração ainda mais expressiva, de 61,7%. Baixou dos € 371 milhões em 2011 para de € 142 milhões no ano passado.
Em 2012, a companhia francesa, que tem entre seus maiores clientes mundiais, além da própria PSA Peugeot Citroën, a Volkswagen e a Ford, registrou recorde de novos contratos (€ 17,8 bilhões), dos quais 53% foram fechados fora da Europa. As montadoras alemãs representaram 39% das vendas da Faurecia, seguidas das norte-americanas, com 28%. As francesas detiveram 21% e as asiáticas, 7%. Outras fabricantes de automóveis responderam por 5%.
Na América do Sul, as vendas da Faurecia somaram € 662 milhões em 2012, crescimento de 4%. Desse total, o Brasil respondeu por 75%, € 496,5 milhões. A empresa tem 17 unidades de produção no País. Em 2012, investiu R$ 60 milhões em Limeira, com a inauguração de uma planta de sistemas de escape e também de um centro de serviços de engenharia e desenvolvimento para montadoras localizadas na América do Sul.
Neste ano, duas novas unidades da fabricante começam a operar, uma de sistemas de interiores em Porto Real (RJ) e outra de exteriores de veículos em São Bernardo do Campo (SP). Na mesma Porto Real a empresa já tem uma fábrica ativa, produzindo itens do Peugeot 208 e outros veículos das marcas da PSA.
Fonte: Automotive Business
Envie para um amigo