Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Carros de família: Fiat e VW terão de seguir a receita da Spin

Publicado em 25/02/2013

Muita gente torceu o nariz quando a GM lançou a minivan Chevrolet Spin, aposentando de uma só vez o Meriva e a Zafira, modelos que ainda guardavam o apreciado DNA alemão da Opel. O estilo pareceu estranho num primeiro momento, mas os trunfos do novo modelo estavam no interior espaçoso e versátil, e principalmente na sacada de oferecer uma versão de cinco e outra de sete lugares, se adequando a famílias brasileiras de diferentes tamanhos.

Passado mais de meio ano de seu lançamento, o sucesso está bem configurado, com média de vendas mensal na casa de 3.500 unidades. Entre os monovolumes, só o Fit vende mais que a Spin, mas o Honda está mais para um hatch do que para um modelo de uso familiar. Logo, a receita do novo Chevrolet vem dando certo. E essa receita nem é da GM. Foi a Nissan quem inovou ao lançar a dupla Livina e Grand Livina em 2009, aproveitando a mesma base para oferecer um monovolume para cinco ou sete pessoas.
A diferença é que o Nissan tem a base alongada na versão de sete pessoas, enquanto o modelo da GM tem exatamente o mesmo comprimento nas duas configurações internas (uma considerável economia de escala). As vendas do Livina são boas, levando em conta o porte da rede Nissan e o acanhamento visual do modelo: mais de 1.000 por mês (e era mais que isso antes da chegada do Spin). A Citroën, com mais tradição nessa praia, vende 1.750 unidades/mês da dupla C3 Picasso e Aircross, mais caros e equipados.

Nissan Livina apontou o caminho, mas é a Chevrolet que faz a festa
Se a receita deu certo com a GM, será que outros a seguirão? É o que tudo indica. A Fiat deve estar se roendo de inveja, já que é preciso somar as vendas do Idea (2 mil/mês) e do Doblò (1 mil/mês) para chegar perto da Spin. Imagine os custos de produzir dois modelos diferentes, quase sem compartilhamento de peças, e vender menos que a Spin, que só tem diferenças no sistema de fileiras de assentos.

Na Fiat brasileira, ninguém fala em novas gerações do Idea e do Doblò. Na Itália, o Idea está dando lugar ao 500L, enquanto o Doblò está uma geração à frente do nosso desde 2009. Logo, a substituição da dupla por apenas um inédito monovolume é uma boa aposta para o pacote de novidades que a marca terá na futura fábrica pernambucana.
A Volkswagen também poderá ter um modelo similar feito sobre a base do próximo Gol. A receita de perua da SpaceFox não está dando tão certo quanto a novidade da GM. A média de vendas da Space é de apenas 2.250 unidades/mês, somando a versão Cross. Pouco para o poder de fogo da rede VW, e levando-se em conta que a Parati já deixou de ser produzida há algum tempo.

A Ford não pretende entrar nessa briga, e a Renault já desistiu de produzir aqui a minivan Lodgy, derivada da plataforma Logan/Sandero. Portanto, até que as duas grandes rivais (Fiat e VW) se mobilizem, a GM tem tudo para surfar nesse segmento com o fenômeno Spin, assim como a Ford fez por muitos anos com o EcoSport entre os jipinhos urbanos.

Fonte: Glauco Lucena, Autoesporte

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube