Publicado em 22/02/2013
Parece um carro-conceito, mas não é. Fabricado em Osnabrück (a 420 km de Berlim, na Alemanha), o Volkswagen XL1 será comercializado em breve. Híbrido do tipo plug-in (que requer recarga em uma tomada), com um motor diesel e outro elétrico, desenvolve 69 cv de potência. Mais incrível é seu consumo: 111 km/l. A marca é alcançada graças a sua aerodinâmica (o Cx é de 0,189) e à leveza (795 kg).
O desempenho desse híbrido futurista equivale ao de um "popular" 1.0: aceleração de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos e 160 km/h de velocidade máxima. Sozinho o motor diesel é 0.8 de 48 cv, derivado de um 1.6 TDI, enquanto o elétrico tem 27 cv. A transmissão é a DSG de dupla embreagem, com sete velocidades.
Baixo, tem apenas 1,15 metro de altura, menos do que um Lamborghini Gallardo Spyder, por exemplo. Mede 3,89
m de comprimento e 1,67 m de largura. Chamam a atenção as portas, que abrem para o alto, e o fato de ser fácil
visualizar elementos que remetem a esportivos da marca, como o Scirocco, em suas linhas.
Perfeito para o trânsito
de São Paulo seria o fato de a carroceria não ter espelho retrovisor externo. Essa função é
desempenhada por pequenas câmeras, e a imagem é conferida internamente pelo condutor. O modelo será uma
das atrações da marca alemã no Salão de Genebra (Suíça), que fica aberto ao público
de 7 a 17 de março.
Do peso total, 153 kg correspondem ao chassi, 230 kg à carroceria e 227 kg ao conjunto
motriz (incluindo a bateria). Outros 105 kg são da eletrônica embarcada enquanto outros equipamentos respondem
pelos 80 kg restantes. Os pneus são 115/80 R15 na frente e 145/55 R16 atrás. Há amplo emprego de fibra
de carbono, sobretudo no monobloco e nas barras estabilizadoras da suspensão, quase na mesma proporção
de aço e ferro.
Fonte: Carpress
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