Publicado em 21/02/2013
Um acordo firmado entre o SENAI/SC e a regional catarinense da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave-sc) irá intensificar a qualificação e avaliação de profissionais para o setor. A atuação conjunta apoiará a realização de cursos para a formação inicial de quem não possui experiência e aprimoramento dos que já estão no mercado. O convênio foi assinado pelo presidente do Sistema FIESC, entidade do qual o SENAI/SC faz parte, Glauco José Côrte, e o presidente da Fenabrave-sc, Ademir Saorin.
Uma das principais ações viabilizadas a partir do convênio será a criação de um Programa de Avaliação e Capacitação de Profissionais em Mecânica Veicular. A intenção é de incentivar as concessionárias a serem parceiras na realização de cursos segmentados por sistemas veiculares (funilaria, pintura, elétrica e outros) e outros específicos para mecânica pesada.
O programa contemplará também a avaliação dos profissionais de mecânica automotiva, o que ajudará as empresas a estruturarem os planos de cargos e salários de acordo com os conhecimentos e habilidades demonstrados pelos profissionais. Segundo o diretor executivo da Fenabrave-sc, André Andreazza, "o convênio ajudará a diminuir a crescente dificuldade de se encontrar e de se avaliar profissionais para áreas de mecânica e afins".
A parceria também ajudará na inserção profissional de jovens dos cursos de aprendizagem industrial do SENAI. As concessionárias serão incentivadas pela Fenabrave-sc na contratação dos aprendizes e receberão informações sobre a legislação pertinente ao programa Menor Aprendiz.
Com a atuação conjunta, a expectativa é ampliar o número de parceria de cooperação técnica com as montadoras de veículos, aprimorando a qualidade dos cursos oferecidos. Hoje o SENAI/SC já possui parcerias com as fabricantes Fiat, Renault e Yamaha.
Fonte: Diogo Honorato, FIESC
Envie para um amigo