Publicado em 05/02/2013
A Aliança Renault-Nissan alcançou recorde de vendas em 2012 ao entregar 8,1 milhões de veículos em todo o mundo, 1% acima do registrado no ano anterior, informa a empresa em comunicado divulgado na segunda-feira, 4. O volume indica que a cada dez veículos vendidos no mundo em 2012, uma unidade pertenceu à uma das marcas da aliança, que inclui a Avtovaz, da Rússia, dona da Lada.
Do total vendido, 2,5 milhões de unidades são do Grupo Renault, volume 6,3% menor que o verificado em 2011. Enquanto as vendas caíram 18% na Europa, o grupo registrou avanço de 9,1% nos negócios realizados fora do Velho Continente, com destaque para o Brasil, Rússia e Argélia, cujos volumes somados representam 39,1% do total. Considerando os três mercados, o Brasil registrou o maior volume de vendas em 2012, de 241,5 mil unidades. O mercado brasileiro é o segundo maior da marca, perde apenas para a França. Em 2012 foi a primeira vez que o Grupo Renault, que engloba Dacia e Renault Samsung Motord, gerou mais da metade de suas vendas ou 50,2% fora da Europa.
Já a Nissan vendeu 4,9 milhões de veículos no ano passado, aumento de 5,8% sobre 2011, recorde para a marca, que apurou vendas acima de 1 milhão de unidades na China e nos Estados Unidos, os dois maiores mercados globais para a marca, respectivamente. O Brasil, com 104,7 mil unidades vendidas em 2012, responde pela 8º posição no ranking dos 10 maiores mercados da marca no mundo, atrás de Japão, México, Rússia, Tailândia e Reino Unido, nesta ordem.
A Avtovaz, com quem a Aliança Renault-Nissan mantém uma joint venture (leia aqui) entregou 610,8 mil veículos, queda de 5,5%, devido ao fim de um programa governamental de incentivos. Na Rússia, a cada três veículos vendidos, 1 é da aliança.
“2012 foi um ano desafiador devido ao declínio contínuo na Europa Ocidental e devido a tensões políticas na China, principal mercado da Nissan em todo o mundo. Graças à recuperação americana e forte demanda nos mercados emergentes mantivemos nossa participação e estamos muito bem posicionados nos mercados globais em crescimento”, disse o CEO da Aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn.
Entre as 8,1 milhões de unidades vendidas pela aliança, 43,8 mil são veículos elétricos, dos quais 26,9 mil unidades são do modelo Leaf.
Fonte: Redação Automotive Business
Envie para um amigo