Publicado em 28/01/2013
O presidente mundial da Aliança Renault Nissan, Carlos Ghosn, quer adotar na França regras mais flexíveis de trabalho, semelhantes às adotadas na Espanha. As informações são da Dow Jones. Ghosn realizou acordo recente com os trabalhadores da Renault na Espanha, o que significou uma referência para a redução de custos na França, onde a montadora enfrenta negociações sindicais complexas.
“Se chegamos a esse tipo de acordo em uma nação da Europa, vamos tentar obter o mesmo resultado de forma diferente em outro país”, disse Ghosn em recente entrevista. O executivo sabe que não é possível replicar o acordo espanhol, mas recorda que o governo francês já tomou medidas para reforçar a indústria local com uma proposta de legislação que pode tornar mais flexíveis as regras trabalhistas.
Em 2012, a Renault fechou acordo com os sindicatos espanhóis para aumentar a produção e a contratação, em troca de regras trabalhistas mais flexíveis e da possibilidade de admitir pessoal temporário com salários mais baixos. O acordo permite que fábricas trabalhem sete dias por semana e que os reajustes salariais fiquem abaixo da inflação.
Fonte: Redação Automotive Business
Envie para um amigo