Publicado em 23/01/2013
A partir de 20 de fevereiro, cerca de 180 concessionárias Hyundai Brasil começam a vender o HB20X, hatch com apelo aventureiro e derivado do HB20, lançado em setembro de 2012. Também produzido em Piracicaba (SP), o novo modelo tem dois níveis de acabamento, Style e Premium, ambos com câmbio manual de cinco marchas e opção automática de quatro velocidades. O preço inicial é de R$ 48.755, correspondente ao Style manual. Todos utilizam motor flex 1.6 de 16 válvulas e 128 cv quando abastecido com etanol.
A produção do HB20X terá início em 28 de janeiro de janeiro. “Queremos fabricar 10 mil unidades por ano”, afirma o gerente de produto da Hyundai, Rodolfo Stopa. “O segmento ‘cross’, formado por essas derivações com apelo off-road ou aventureiro, cresce mais do que o mercado. De 2011 para 2012 ele teve alta de 9%”, revela Stopa a partir de um levantamento feito pela montadora. A venda de automóveis e comerciais leves subiu 6,1%.
A Hyundai vê como principais concorrentes do HB20X o Volkswagen Crossfox (motor 1.6, a partir de R$ 46.067) e o Renault Sandero Stepway (1.6 de 8 ou 16V, com preço inicial de R$ 42.140) . O estreante piracicabano recebeu para-choques dianteiro e traseiro com desenho diferenciado.
Ainda em relação ao HB20 convencional, a nova carroceria ficou quatro centímetros mais distante do solo com o uso de molas mais longas e pneus de perfil mais alto. Há também outros detalhes exclusivos para o HB20X, como o kit de apliques laterais de plástico, os racks no teto e o desenho das rodas. O interior tem pedais de alumínio e bancos com costura dupla como principais diferenças. Todo HB20X traz som com Bluetooth e comandos de áudio no volante.
Hyundai HB20X tem dois níveis de acabamento, ambos com câmbio automático opcional. Porta-malas comporta 300 litros. Produção começa em 28 de janeiro.
A nova versão do Hyundai repetiu a boa impressão deixada durante o lançamento do HB20. A qualidade dos materiais e da montagem agrada bastante e os comandos elétricos (para vidros e retrovisores) são bem posicionados. O rádio tem boa recepção em qualquer frequência, mesmo quando distante das emissoras.
Falta alguma agilidade em estrada à versão automática do HB20X. As acelerações são um tanto lentas, mesmo com o ar-condicionado desligado. Na cidade o câmbio automático cumpre bem seu papel e faz valer os R$ 3,2 mil extras cobrados por ele. O carro manual é bem melhor na estrada. Essa transmissão mecânica de cinco marchas da Hyundai está acima da média, tem engates muito fáceis.
Veja abaixo a lista de preços do HB20X
Style Manual - R$ 48.755
Style Automático - R$ 51.955
Premium Manual - R$ 51.255
Premium Automático
- R$ 54.455
Fonte: Mário Curcio, Automotive Business
Envie para um amigo