Publicado em 22/01/2013
O setor automotivo liderou o ranking de recalls no Brasil no ano passado. Dados divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria
Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça,mostram que, em 2012, o governo recebeu 65 campanhas
devido a produtos que apresentaram defeitos e ofereceram risco à saúde dos consumidores. O setor de veículos
respondeu por 64,62% dos casos, e as motocicletas, por 23,08%, totalizando 87,7% das campanhas de recall.
Segundo o governo,
na área de produtos, que respondeu por 10,77% do total, destacaram-se as campanhas de preservativos, disjuntores elétricos,
produtos de higiene pessoal e tubos de coleta de sangue. Na área de alimentos (1,54%), houve um recall de ovos de páscoa.
Por
meio de nota, a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, destacou a importância de uma ação
rápida e efetiva por parte das empresas e a participação ativa dos consumidores para relatar às
autoridades competentes possíveis defeitos em produtos e serviços.
“A realização da campanha
de recall, além de um dever legal das empresas é demonstração de respeito e transparência
com os consumidores. É uma medida fundamental para se evitar acidentes de consumo”, afirmou.
Fonte: Cristiane Bonfanti, O Globo
Envie para um amigo