Publicado em 17/01/2013
As vendas de carros novos na Europa caíram
7,8% em 2012 na comparação com 2011, para 12,5 milhões de unidades, informou a Acea,
associação dos fabricantes de veículos da região, na quarta-feira, 16. Somente em dezembro último,
com dois dias úteis a menos do que o mesmo mês de 2011, a queda no continente foi de 16%, para 838,4 mil carros.
O
resultado é reflexo da crise econômica vivida na Europa, onde os bancos endividados não liberam financiamentos
para os consumidores adquirirem novos veículos, ao passo que o desemprego chegou ao nível recorde de quase 12%.
Considerando
os países da União Europeia, o total de 2012 é o pior desde 1995. No acumulado do último ano foram
vendidos 12,05 milhões de automóveis, queda de 8,2% ante 2011, maior recuo desde o de 16,9% anotado em 1993.
Em dezembro, a retração foi de 16,3% sobre o mesmo mês de 2011, para 799,4 mil carros. É o pior
dezembro desde 2008.
MERCADOS
De janeiro a dezembro, os resultados
foram variados em todos os mercados. Enquanto o Reino Unido teve alta de 5,3%, a Alemanha obteve retração de
2,9%, a Espanha de 13,4%, a França de 13,9% e a Itália de 19,9%.
Em dezembro não
teve jeito. Os principais mercados registraram queda de dois dígitos: de 14,6% na França, 16,4% na Alemanha,
22,5% na Itália e 23% na Espanha. O Reino Unido foi o único mercado a ter crescimento, de 3,7%.
MARCAS
Dentre
os fabricantes mais impactados pela crise no continente estão os grupos PSA Peugeot Citroën, com queda de 12,9%;
o da Renault, com 18,9%; o da GM, 13,6%; além de Fiat, com retração de 15,8%; Ford, de 13%; e Mitsubishi,
de 32,7%.
As únicas que anotaram resultado positivo no acumulado do ano foram a Hyundai, alta de
9,4%, a Kia, de 14,6%, e a Jaguar Land Rover, de 27%.
PROJEÇÃO
Para
2013, a Acea estima recuo de 3,1% nas vendas na Europa ocidental, para 11,4 milhões de veículos, comparado a
níveis de 12,8 milhões e 13 milhões de unidades em 2011 e 2010, respectivamente.
Fonte: Automotive Business
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