Publicado em 12/12/2012
A General Motors anunciou esta segunda-feira que planeia encerrar a produção de carros numa das fábricas Opel, na Alemanha em 2016, embora uma outra poderá continuar a produzir componentes.
Os funcionários da fábrica de Bochum, no noroeste da Alemanha, uma das quatro do país, foram informados de que a produção de veículos vai acabar quando a empresa deixar de fazer o atual modelo Zafira.
Esta era uma notícia já esperada desde que a empresa anunciou um plano de recuperação em junho tendo a Opel agora explicado que "apesar dos esforços intensivos, esta é uma situação que não pode ser mudada".
A Opel, assim como vários fabricantes do mercado da produção automóvel na Europa, vem há muito lutando com a crise economica no velho continente e o excesso de capacidade na indústria automobilística.
O plano de recuperação prevê cortes de custos, novos modelos e esforços para ganhar vendas na exportação.
A Adam Opel, unidade com base na Alemanha onde o fabricante tem mais de 20.000 funcionários - um pouco mais de metade da força de trabalho total da GM Europa, sendo que cerca de 3.000 pessoas trabalham na fábrica de Bochum, não estando ainda claro quantos empregos podem continuar após o fim da produção do Zafira.
O armazém da GM em Bochum continuará a operar depois de 2016 e até pode ser expandido, sendo que a Opel "irá implementar reduções de emprego ainda necessárias da forma mais socialmente responsável", afirmou Steve Girsky, presidente do conselho de administração da Opel e vice-presidente da GM em comunicado.
Fonte: RTP
Envie para um amigo