Publicado em 05/12/2012
A presença no Brasil há 54 anos e a rede de concessionárias de automóveis consolidada desde 1998 com o Corolla não conseguiram colocar o Toyota Etios próximo ao Hyundai HB20 nas vendas de novembro. A versão hatch do Etios teve 1.322 unidades emplacadas, 35º lugar no mês. O HB20 teve 8.077 carros lacrados, situando-se na oitava posição no mesmo período.
Vale lembrar que o Hyundai mais acessível tem motor 1.0 e preço inicial mais alto (R$ 31.995), enquanto o Toyota parte de R$ 29.990 equipado com propulsor 1.3. O HB20 fez bonito também quando comparado com o novo Chevrolet Onix, que conta com uma rede de revendas bem maior (cerca de 600 pontos de venda). Em novembro, o novato da GM teve 7.409 unidades emplacadas, ficando em décimo no ranking do mês.
Os números iniciais do HB20 (que já teve mais de 12 mil unidades vendidas desde outubro) devem servir de alerta aos outros fabricantes, pois até março de 2013 a Hyundai Brasil quer ter 200 concessionárias abertas e já estará vendendo as versões aventureira e sedã do HB20.
Outro fator que deve preocupar as montadoras tradicionais é a mudança do perfil do comprador dos carros chamados "populares", que busca a cada dia um padrão mais elevado e parece disposto a abrir mão da fidelidade a uma marca em busca de conforto e tecnologia.
Fonte: Mário Curcio, Automotive Business
Envie para um amigo