Publicado em 28/11/2012
A GM colocou mais um carro elétrico no mercado. Depois do Volt, a montadora agora aparece na categoria com o Chevrolet Spark EV, uma versão adaptada do compacto da entrada da marca nos Estados Unidos. O modelo, diferente do primeiro que possui um propulsor a gasolina para recarga, funciona somente com o motor movido a eletricidade alimentado por um conjunto de baterias de íon lítio de 254 kg.
E o elétrico é mais veloz que o Spark 1.2 de 85 cv a gasolina. A versão EV gera 130 cv e interessantes 55,2 kgfm de torque, apenas 1,6 kgfm a menos que o esportivo Camaro SS.
A GM ainda não divulga a distância média que o carro pode percorrer sem precisar de recarregar, mas já adianta que o compacto elétrico vai do 0 aos 100 km/h em menos de 8 segundos e seu conjunto de baterias pode ter 80% de sua capacidade reposta em cerca de 20 minutos com ajuda de um sistema adicional de recarga rápida – na rede elétrica convencional a energia do sistema leva sete horas para ser totalmente reposta.
Para melhorar a performance visando eficiência em consumo o Spark ganhou pneus de baixa resistência rolagem e a parte aerodinâmica foi parcialmente reformulada para diminuir o arrasto da carroceria. Algumas dessas mudanças são a grande frontal selada e as caixas de rodas suavizadas, que ajudam o compacto a “furar” o ar fazendo menos esforço.
O Spark será vendido nos EUA e Coreia do Sul a partir do próximo ano e seu preço já foi fixado em US$ 25.000 (cerca de R$ 52.000, sem contar impostos brasileiros), já com US$ 7.500 (R$ 15.600) de ajuda do governo (nos EUA), que incentiva a compra desse tipo de automóvel alternativo.
Para atrair a clientela ainda reticente em adquirir um veículo elétrico a GM oferece oito anos de garantia ao carro ou 100 mil milhas (160 mil km).
Fonte: Thiago Vinholes, IG Carros
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