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Brasil volta a ganhar peso para montadoras estrangeiras

Publicado em 31/10/2012

Especialistas acreditam que o mercado brasileiro ainda tem muito espaço para se expandir

Especialistas acreditam que o mercado brasileiro ainda tem muito espaço para se expandir, apesar das altas taxas de crescimento dos últimos anos. É um "potencial considerável", nas palavras do principal lobista da indústria automobilística da Alemanha, Matthias Wissmann. O presidente da VDA, a Associação da Indústria Automobilística Alemã, disse que até agora apenas 14% dos brasileiros têm carro próprio. Em comparação, nos países desenvolvidos a proporção é superior a 75%.

De acordo com a opinião de especialistas, o mercado de automóveis no Brasil terá uma recuperação significativa no médio prazo. Especialistas da PricewaterhouseCoopers esperam até 2017 um crescimento anual médio de cerca de 6%; a firma de consultoria Roland Berger Strategy Consultants, sediada em Munique, na Alemanha, calcula que o crescimento pode chegar a 10%.

Entre 4,9 e 5,8 milhões de veículos foram vendidos em cinco anos no maior país da América Latina. Até 2020, o mercado pode chegar a 6,6 milhões de veículos, o dobro de 2010, pelas estimativas da Roland Berger. Mas já em 2015 o Brasil pode tomar do Japão o título de terceiro maior mercado consumidor do mundo.

A Roland Berger, assim como outros observadores, menciona três fatores que favorecem o forte crescimento: primeiro, a economia brasileira está se recuperando lentamente de uma desaceleração significativa causada pela crise na Europa. Segundo, a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 vão trazer não só maiores investimentos em infraestrutura, mas também reativar a economia. Em terceiro lugar, a classe média brasileira está crescendo muito, aumentando assim o número de pessoas que podem comprar um carro.

A PricewaterhouseCoopers estima que o crescimento da renda familiar dos brasileiros nos próximos anos será muito superior ao crescimento da economia do país, o qual ela estima em pouco mais de 4% ao ano, apesar das previsões de crescimento pífio da economia em 2012.

O bom desempenho da economia na sequência da crise financeira ainda causa boa impressão entre possíveis investidores estrangeiros. E, mais especificamente para o setor de automóveis, o crescimento ocorrido enquanto o mundo desenvolvido enfraquecia fez do Brasil uma praça promissora.

Pelos cálculos da Roland Berger, o mercado brasileiro para automóveis cresceu, em média, 16% entre 2006 e 2010. Em 2011, pela primeira vez, o Brasil foi o quarto maior mercado automotivo mundial, depois de China, Estados Unidos e Japão, apesar da estagnação do desenvolvimento.

No início do ano, a situação se deteriorou pela primeira vez. As causas são várias. O Brasil finalmente já não conseguiu resistir à crise da dívida europeia. Devido ao aumento da inadimplência, os bancos ficaram mais rigorosos na concessão de empréstimos. Como três de cada quatro carros novos no Brasil são financiados com empréstimos, as vendas caíram abruptamente.

Mas o maior problema foi doméstico. No final de 2011, Brasília aumentou drasticamente as tarifas sobre veículos importados. Resultado: o valor dos carros importados quase triplicou da noite para o dia. As vendas despencaram. A BMW, por exemplo, vendeu no Brasil nos primeiros nove meses do ano menos que a metade de um ano antes. Segundo dados da VDA, as exportações de automóveis alemães para o Brasil caíram mais em um terço até agora em 2012.

Com ajuda estatal, o mercado automotivo brasileiro se reativou. No total, as vendas do ano cresceram. A VDA informou um aumento de quase 5,5% nas vendas de automóveis e veículos comerciais leves, nos últimos nove meses. Uma razão foi a redução, no segundo trimestre, dos impostos sobre os veículos comerciais e sobre o crédito ao consumidor, a fim de estimular as vendas.

O governo também vem ajudando os importadores em dificuldades. A nova lei concede benefícios fiscais aos fabricantes que montam carros no Brasil. Com os investimentos, as empresas estrangeiras podem compensar, parcialmente, as desvantagens que enfrentam. Um porta-voz da BMW saudou as novas condições.
A montadora este mês anunciou sua decisão de construir uma nova fábrica em Santa Catariana, ao custo de 200 milhões de euros, como parte de sua estratégia mundial de aumentar a produção em mercados emergentes aproveitando a demanda nessas regiões.

O fato de que fabricantes de carros de luxo como a BMW também estão pensando em produzir localmente no Brasil é consequência lógica das oportunidades de crescimento no segmento mais caro.
Tal como na China, o carro no Brasil é um símbolo da ascensão social. E, como a classe mais próspera deve crescer a um ritmo rápido, o mercado dos veículos mais caros também poderá atingir massa crítica, com as fábricas de veículos de luxo operando em plena capacidade.

Mas o crescimento não vem sem custos. Os motoristas brasileiros estão mais exigentes. Os fabricantes devem oferecer tecnologias que até agora se limitaram aos países desenvolvidos. A Volkswagen, líder da indústria europeia e presente no Brasil há décadas, afirmou recentemente que as necessidades dos brasileiros vêm nitidamente mudando. Além de linhas modernas, um aspecto muito importante para o comprador é a segurança, representada, por exemplo, por um sistema antitravamento nos freios.

A PricewaterhouseCoopers estima que a indústria automotiva nos próximos anos planeja investir US$ 25 bilhões para expandir suas fábricas brasileiras. Segundo o estudo da Roland Berger, a capacidade de produção pode aumentar de 3,6 milhões de automóveis em 2010 para 5,5 milhões em 2020. Os consultores concluem que, se as previsões mais otimistas não se concretizarem, é possível haver excesso de capacidade e uma disputa entre os fabricantes por participação no mercado, prejudicando a lucratividade.

A concorrência no Brasil já está se intensificando. As três empresas dominantes - Volks, Fiat e General Motors - perderam mercado recentemente, segundo a PricewaterhouseCoopers, principalmente por causa das sul-coreanas Hyundai e Kia. Além disso, as montadoras chinesas também descobriram o mercado brasileiro.
Apesar de todas as oportunidades abertas às empresas nos países emergentes, não se podem ignorar os riscos nos mercados em rápido crescimento como Brasil, Rússia, Índia e China. Não é raro haver fortes oscilações na economia, ou decisões políticas que modifiquem abruptamente as condições do mercado.

A política fiscal do Brasil prejudica as fábricas alemãs, "especialmente o acesso ao mercado", reclamou Wissmann, o lobista da indústria automotiva alemã, referindo-se ao aumento nas tarifas de importação. "Essa barreira comercial, infelizmente, é mais um exemplo do crescente protecionismo que observamos há algum tempo em alguns mercados emergentes."

No entanto, os fabricantes de automóveis já não podem mais ignorar os países do Bric, uma vez que o mercado de muitos países ocidentais industrializados está saturado. O exemplo da PSA Peugeot-Citroën mostra o que acontece quando se evita o risco empresarial de entrar em um novo mercado. Fechada em um mercado europeu em queda acentuada, a montadora francesa teme até pela sua própria sobrevivência, enquanto concorrentes globais como a Volkswagen comemoram recordes de vendas, apesar de todas as dificuldades econômicas nos mercados maduros.

Fonte: Nico Schmidt, Valor Econômico

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