Publicado em 25/10/2012
A Volkswagen do Brasil inaugurou na segunda-feira, 22, as novas instalações de pintura da fábrica de Taubaté com a presença do presidente do grupo, Martin Winterkorn, do presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, e uma centena de executivos e colaboradores. A cerimônia marcou o início da operação em KTL, que corresponde à aplicação da primeira camada de tinta. A operação em larga escala começará em fevereiro de 2013. A iniciativa recebeu investimento de R$ 427,8 milhões e traz novos padrões de tecnologia e proteção ambiental, tornando-se referência na indústria automobilística brasileira.
A nova unidade de pintura, à base de água, dará novo fôlego à planta de Taubaté, que está sendo preparada para a produção do compacto Up! a partir de 2014. Já tiveram início as mudanças necessárias nas linhas de montagem, com foco na manufatura e acabamento.
Schmall garante que a nova instalação em Taubaté conta com a mais alta tecnologia mundial em equipamentos. As inovações tornam o processo produtivo ecológico, permitindo reduções de 30% no consumo de energia e de 20% no consumo de água por veículo produzido, em comparação com processos de pintura convencionais. A fábrica elevará aumentará a capacidade produtiva de 1 mil veículos/dia para 1,3 mil, com utilização plena das linhas que produzem os novos Gol e o Voyage.
Segundo a Volkswagen, o novo processo utilizará 110 robôs, tornando a pintura interna e externa dos veículos 100% automatizada. A nova tecnologia permite eliminar a camada de primer do processo. Os robôs fazem medição a laser, sem tocar na carroceria, para garantir a espessura da camada final aplicada. A tecnologia também oferece ganho ambiental, pois se elimina a energia necessária a uma etapa de secagem referente ao primer.
A fabricante destaca como tecnologia inédita na América do Sul o transportador de carrocerias usado nas fases iniciais da pintura, que permite giro de 360 graus das carrocerias dentro dos banhos do processo eletrolítico (KTL). O procedimento elimina eventuais bolhas de ar e melhora substancialmente a eficácia da proteção anticorrosiva e a os padrões de qualidade. Outra inovação é a limpeza externa da carroceria antes da aplicação do esmalte realizada por robôs, que operam com escovas eletrostáticas, garantindo a qualidade da camada final.
Houve também uma preocupação ecológica, com emprego de tinta totalmente à base d'água. Aliada a equipamentos e processos de alto rendimento e baixo consumo energético, essa tecnologia permite uso mínimo de solventes, limitado somente ao verniz de acabamento, e de gás natural em sua operação.
Fonte: Automotive Business
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