Publicado em 15/10/2012
A JAC Motors estava à espera do decreto do novo regime automotivo: assim que o governo publicou as regras que vão
nortear o setor até 2017, a empresa anunciou não apenas a retomada total dos planos, como o cronograma de obras
da fábrica que será construída em Camaçari, na Bahia. A pedra fundamental será lançada
em 28 de novembro, para que os primeiros lotes sejam entregues entre outubro e novembro de 2014.
Em conversa com Autoesporte,
o presidente do grupo SHC, importador da marca, Sergio Habib, confirmou que o modelo será um hatch e contará
com três opções de motor - 1.0, 1.4 e 1.5, todos flex. Os propulsores e o câmbio serão importados
e, por ora, não há a intenção de produzi-los localmente. O executivo conta que o carro tem sido
desenvolvido em conjunto por engenheiros chineses e brasileiros, e que já está com o estilo 100% acertado. "Agora
estamos definindo os fornecedores", diz. Uma informação inesperada também foi revelada por ele: o novo
modelo vai substituir simultaneamente o J2, que começa a ser vendido em dezembro, e o J3. "Por isso, os preços
vão partir de R$ 31 e chegarão a R$ 45 mil. Em seguida, teremos um sedã, que usará a mesma plataforma
do hatch, e uma versão aventureira", afirma.
As perspectivas de Sergio Habib são positivas para os próximos anos. Com as novas normas que regem a indústria, ele garante que poderá importar cerca de 30 mil carros por ano em "condições econômicas satisfatórias", ou seja, sem ter de recolher "Super IPI" que sobretaxa os importados, exceto os do México e Mercosul. "Será o suficiente para manter o desenvolvimento da rede e construir a fábrica".
Já não é novidade que a JAC levará para o evento o hatch compacto J2, que terá motor 1.4 16V de 108 cv (o mesmo do J3) e preço na faixa de R$ 33 mil a R$ 35 mil. Mas há uma surpresa reservada para a mostra: a presença do J3 Sport, que agora tem data para chegar ao mercado e motor definido. As revendas começam a recebê-lo em dezembro, junto com o J2. Sob o capô, ele trará propulsor 1.5 bicombustível, que rende 125 / 127 cavalos. O preço não foi revelado por Sergio Habib.
Fonte: Renata Viana de Carvalho, Autoesporte.
Envie para um amigo