O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 03/07/2017
No dia 23 de junho foi realizado um encontro do Grupo de Trabalho da Rota Agroalimentar para os primeiros passos no processo de construção do Roadmapping Agroalimentar 2031.
Os trabalhos desenvolvidos pelos Observatórios Sistema Fiep são embasados na metodologia de prospectiva estratégica que preconiza a construção coletiva do futuro desejado.
Em 2016, com o fim do primeiro ciclo de prospectiva, foi realizado um novo processo de identificação de Setores Portadores de Futuro, para o qual será necessário rever as Rotas Estratégicas existentes e construir Rotas para novos segmentos e áreas promissores.
O setor Agroalimentar, estratégico para o Paraná, foi novamente identificado como um dos segmentos de atividade econômica a ser contemplado no novo ciclo de prospectiva.
No encontro participaram cerca de 30 integrantes dos seis Grupos de Trabalho da Rota Agroalimentar, contando com instituições como UFPR, UEPG, PUCPR, Natural Market, Quina Amarela, Via Sustentis, Carob House, Verde Brasil, Orgânicos Fruta Café, Naturefibras, INPI, SEAB, CPRA, EMATER, SMAB, SESI PR, ACELPAR, SENAI PR, TECPAR, dentre outros.
Foram apresentados os resultados dos projetos realizados pelos Grupos de Trabalho desde o início Articulação – Roadmapping da Indústria Agroalimentar 2015 e discutidas as estratégias de continuação dos trabalhos. Os pontos registrados foram importantes para a avaliação e continuação do projeto da Articulação da Rota Agroalimentar.
O Grupo foi unânime no entendimento que deve ser construído o Roadmapping Agroalimentar 2031 no novo ciclo do projeto Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense.
Para tanto, o segundo semestre, serão realizados painéis estratégicos de especialistas com o objetivo engajar e mobilizar diferentes atores relacionados a cadeia produtiva do Setor em torno da construção participativa de um planejamento de longo prazo com visões de futuro, fatores críticos de sucesso e ações para o tema, no horizonte prospectivo de 2031.
Desta forma, é essencial que para o sucesso dos trabalhos os diversos segmentos da sociedade (academia, indústria, associações de classe, governo, etc.) estejam envolvidos para garantir que todos os interesses sejam abarcados nos resultados.
Pesquisadores, empresas e instituições interessadas em colaborar neste processo podem entrar em contato com a equipe através do e-mail: observatorios.rota.agroalimentar@fiepr.org.br ou telefone: 41 3271-7441.
Breve serão enviados os convites para participação nos painéis e divulgadas as informações neste blog setorial.
Fonte: Observatórios
Envie para um amigo