O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 10/11/2015
Alavancada pelo fator crítico de interação Universidade-Empresa, da Rota Estratégica para a Indústria Agroalimentar, a Rodada de Negócios tem por objetivo aproximar o setor produtivo e a academia.
Seguindo a metodologia, fez-se previamente o mapeamento de empresas e pesquisadores do setor, os quais num segundo momento foram mobilizados a participar da Rodada. Ao longo do dia havia possibilidade de cada empresa e pesquisadores realizarem até 7 encontros personalizados, cada um com duração de 30 minutos, com o objetivo de apresentar-se as demandas e ofertas em P&D&I e verificar a possibilidade de projetos futuros em conjunto.
Os encontros foram pré-agendados, levando-se em conta as respectivas áreas de interesse das empresas e de atuação dos pesquisadores, com o objetivo de preparar agendamentos com o máximo de afinidade temática.
Foram realizados 135 encontros nesta IV Rodada Tecnológica em Alimentos que contou com a participação de:
Alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos e de Farmácia da UFPR participaram da equipe de organização do evento bem como moderadores dos encontros que aconteceram durante a tarde de trabalhos. A moderação também contou com a participação de acadêmicos da PUCPR, UTFPR e Colégio Estadual Julia Wanderley. Toda equipe recebeu um treinamento prévio ministrado pela equipe dos Observatórios Sesi/Senai/IEL.
Para os moderadores além da interação Universidade/Empresa esta atividade proporcionou grande experiência devido ao conhecimento de novos processos, áreas, pessoas e inovações tecnológicas que irão complementar a sua formação profissional.
A organização do evento está por conta do grupo de articulação, constituído por atores da academia e da indústria paranaense, que vem se reunindo periodicamente.
A IV Rodada de Negócios Tecnológica em Alimentos ocorreu na UFPR – Campus Centro Politécnico, paralela à programação do XIII ERSCTA / Feira de Inovação da Indústria Agroalimentar 2015, contou com o apoio da sbCTA-PR, da UFPR, da PUC-PR e da UTFPR-Curitiba.
Ana Carolina Heemann, Heide Extratos Vegetais, elogiou a iniciativa e salientando que participará em novas edições “tivemos oportunidade de conhecer pesquisadores e tecnologias avançadas e que estão mais próximas de nós do que pensávamos. Vamos iniciar os contatos e esperamos que rendam parcerias interessantes”.
Para Rodrigo Heemann, também da Heide Extratos Vegetais, o evento ”foi uma ação muito bem-vinda principalmente para pequenas empresas daqui do Paraná que buscam inovações e tecnologia”.
As Rodadas de Negócios Tecnológicas também foram realizadas para outros setores, além da área de alimentos. Foram eles: Bioenergia, Biotecnologia Agrícola e Florestal, Biotecnologia Animal e Metal Mecânica.
Acompanhe os trabalhos da Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense – Roadmapping Indústria Agroalimentar e consulte a Agenda 2016 via e-mail: observatorios.rota.agroalimentar@fiepr.org.br
Fonte: Observatórios Sesi/Senai/IEL
Envie para um amigo