O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 29/08/2017
Ao longo de cinco meses, os recenseadores irão visitar mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país, levantando informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. O importante papel da agricultura familiar na produção agropecuária do país será investigado mais uma vez. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.
O orçamento do Censo Agropecuário de 2017 sofreu um corte de mais de 50%. Diante desta contingência, o corpo técnico do IBGE foi compelido a fazer adaptações como, por exemplo, a redução do número de contratados temporários para essa operação: inicialmente previsto para 82 mil pessoas, esse contingente foi reduzido para 26 mil. Já a coleta do Censo Agropecuário, prevista para cerca de 90 dias, foi ampliada para cinco meses.
A redução do orçamento tornou necessária uma simplificação do questionário inicialmente concebido. O objetivo foi dar mais agilidade à coleta de dados, permitindo que, em média, três estabelecimentos agropecuários sejam visitados pelos recenseadores, a cada dia. Essa simplificação foi levada ao conhecimento da sociedade, dando origem a novas demandas, que foram incorporadas ao questionário.
Agropecuária do país também será investigada por pesquisa amostral
O Censo Agropecuário 2017 vai subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários
e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias. Isso permitirá a criação da Pesquisa Nacional
por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que irá a campo, anualmente, captar dados pormenorizados sobre
receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação
da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação
social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.
Divulgação
A divulgação é um dos fatores mais importantes para o bom andamento das atividades do Censo Agro. Com a redução do orçamento para este ano, não há verba prevista para publicidade. Dessa forma, o IBGE conta com o apoio de toda a sociedade nas etapas da divulgação.
Qualquer contribuição pode ser fundamental para o sucesso desta operação censitária, que depende de que a informação sobre a realização do censo chegue aos estabelecimentos agropecuários e de que os recenseadores do IBGE sejam bem recebidos.
Você pode colaborar individualmente, em suas próprias mídias sociais. ou por meio de sua empresa ou instituição. Confira as peças já disponíveis para serem utilizados em mídia impressa (cartazes, filipetas, banners e faixas) ou digital (banners animados e imagens para redes sociais e Whatsapp). Em caso de dúvidas, entre em contato.
O diretor Executivo do IBGE, Fernando Abrantes, assinou, no dia 24 de Agosto o termo de compromisso entre IBGE e a Organização
das Cooperativas Brasileiras (OCB), visando implementar ações conjuntas para divulgar o Censo Agro 2017. O objetivo
é incentivar os produtores rurais a receberem os recenseadores, a partir do início da coleta, em 1º de
outubro, e fomentar o uso das informações do IBGE, após a divulgação dos resultados do
Censo.
O acordo foi assinado durante o 5º Fórum de Agricultura da América do Sul, realizado,
entre 23 e 25 de agosto, em Curitiba. A equipe técnica dos Observatórios Sistema Fiep acompanhou as atividades
do evento.
Mais informações: http://censos.ibge.gov.br/agro/2017
Fonte: IBGE
Envie para um amigo