O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 24/10/2018
O Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em parceria com 16 sindicatos industriais representantes das indústrias alimentícias do Estado, promove no dia 31 de outubro, o Encontro Paranaense da Indústria de Alimentos.
O objetivo é estabelecer um diálogo com todos os segmentos envolvidos na cadeia produtiva para levantar as demandas do setor e buscar soluções, visando uma indústria mais competitiva e sustentável. O evento será das 8 às 17 horas no Campus da Indústria.
Durante o encontro, será lançada a Rota Estratégica para o Futuro da Indústria Paranaense - Roadmap Agroalimentar 2031, documento elaborado pelo Sistema Fiep via Observatório, com a participação de representantes de empresas, governo, meio acadêmico e terceiro setor.
Os 139 especialistas construíram cinco visões de futuro para o setor vislumbrando o horizonte de 2031. Na sequência, propuseram fatores críticos de sucesso e ações de curto, médio e longo prazo com potencial para contribuir com a competitividade da indústria. Foram elas:
Saiba mais sobre o processo de construção coletiva do Roadmap Agroalimentar 2031
?A demanda por alimentos no mundo tem crescido em função do aumento da população, do seu poder aquisitivo e da qualidade de vida. A indústria de alimentos e bebidas vem conseguindo resistir à crise e continua crescendo no Paraná, dada a característica intrínseca desses produtos, que são de primeira necessidade?, destaca Roberto Pecoits, coordenador do Conselho Setorial da Indústria de Alimentos da Fiep.
De acordo com dados da Fiep, no Paraná o setor de alimentos gera mais de 180 mil empregos formais e R$ 78 bilhões em receitas líquidas de vendas, ocupando o primeiro lugar em geração de emprego na indústria de transformação do Estado. O Paraná é o terceiro em faturamento no setor agroalimentar em todo o Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.
O grande diferencial da indústria de alimentos paranaense é a sua diversidade, com indústrias de óleos vegetais, carnes, trigo, soja, arroz, café, mandioca, açúcar, laticínios e bebidas. O Paraná se destaca também por ser o maior produtor e exportador de carne de frango do Brasil, tendo como principais destinos os países: Arábia Saudita, China, Emirados Árabes e o Japão.
?Na medida em que a indústria de alimentos cresce, o nível de exigência do consumidor também aumenta, buscando cada vez mais qualidade e sustentabilidade dos produtos?, destaca Pecoits. Segundo ele, para atender a essa demanda crescente é essencial o investimento em desenvolvimento e inovações tecnológicas para aumentar a competitividade, eficiência e produtividade sem esquecer a responsabilidade social e ambiental junto aos consumidores.
O Encontro da Indústria de Alimentos tem como público-alvo empresas, profissionais, fornecedores, prestadores de serviço, compradores, pesquisadores, professores e estudantes, instituições de fomento, órgãos do governo e instituição de apoio ao desenvolvimento empresarial.
Programação do evento
Serviço
Encontro Paranaense da Indústria de Alimentos
Data: 31 de outubro de 2018 (quarta-feira)
Horário: 08h às 17h
Local: Campus
da Indústria do Sistema Fiep ? Auditório Caio Amaral
Endereço: Av. Comendador Franco, 1341 ? Jardim Botânico
? Curitiba ? PR
Estacionamento Gratuito.
As inscrições são gratuitas estarão disponíveis até o dia 28 de outubro de 2018 no site:
Fonte: Sistema Fiep
Envie para um amigo