O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 11/01/2018
O leite orgânico é o produto da pecuária leiteira orgânica, onde os animais são criados sem a utilização de antibióticos, hormônios, vermífugos, promotores de crescimento, estimulantes de apetite, ureia e demais aditivos. O sistema orgânico prevê ainda que o pecuarista esteja compromissado com a preservação ambiental e proporcione condições de trabalho adequadas aos seus empregados. Um produto orgânico baseia-se nas premissas de uma exploração economicamente viável, ecologicamente correta e socialmente justa. Sendo certificado, de acordo com as premissas acima, o leite orgânico difere daquele obtido na pecuária convencional, por não conter resíduos químicos de qualquer espécie, e isso é possível somente pela troca de insumos químicos por insumos orgânicos, biológicos e ecológicos.
De acordo com estudos feitos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa, 2016), o mercado de lácteos orgânicos, junto ao mercado de orgânicos em geral, tem apresentado um bom dinamismo. Entretanto, inúmeros desafios ainda dificultam sua expansão de forma mais acentuada.
Com o objetivo de incentivar a produção do leite orgânico, a Sociedade Nacional de Agricultura, com o apoio do Sebrae, através do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), lançou um manual completo sobre o assunto.
Carolina Manço: Zootecnista, Mestre em Zootecnia na área de Nutrição e Produção Animal e Doutora em Zootecnia na área de Tecnologia de Produtos de Origem Animal, todos os títulos obtidos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Botucatu). Auditora do IBD Certificações em esquemas orgânicos desde 2005.
Envie para um amigo