O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 21/12/2017
O agronegócio entre Brasil e França foi destaque na 5ª edição do Fórum Econômico Brasil-França, realizado no dia 06 de dezembro, em Brasília. O evento, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o apoio do Movimento das Empresas da França (MEDEF), é responsável por reunir lideranças empresariais dos dois países. Para mostrar o potencial da cooperação no agronegócio entre os dois países, o assunto foi tema de painel com foco nas oportunidades de parcerias no Agronegócio e na Indústria, com a participação do secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial (SDCI), do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Igor Calvet.
Em sua fala, Calvet destacou a importância do agronegócio para alavancar a cooperação bilateral entre os países. “Esse tem sido um setor fundamental para impulsionar uma ampla cooperação entre Brasil e França, já que as exportações do agronegócio brasileiro para a França são bastantes significativas”, frisou. Dados do comércio exterior mostram que as exportações do agronegócio brasileiro para os franceses representaram nos anos de 2014, 2015 e 2016, respectivamente, 55%, 59,4%, 54,7% das exportações brasileiras para a França.
O secretário também aproveitou para pontuar ações do MDIC que permitem a melhor integração bilateral com a França. “Já temos resultados que demonstram que nossa parceria com a França pode trazer bons resultados. Recentemente, o MDIC promoveu uma chamada pública de pesquisa de desenvolvimento industrial Brasil-França em áreas muito interessantes para desenvolvimento industrial conjunto, como, por exemplo, na área de biotecnologia. Além disso, o Brasil tem se conectado com um celeiro de startups francesas, através do programa StartOut, uma parceria do MDIC, com Apex, Ministério das Relações Exteriores, Sebrae e Anprotec. Essas são oportunidades relevantes para o processo de consolidação das nossas parcerias”, lembrou.
5º Fórum Econômico Brasil-França
O Fórum Econômico Brasil-França é responsável por reunir lideranças empresariais visando fortalecer a cooperação e aumentar o volume do intercâmbio comercial e dos investimentos recíprocos, por meio da promoção de um ambiente fluido e previsível de negócios. Neste ano, além das oportunidades de parcerias no agronegócio e na indústria, o fórum também focou em temas como panorama econômico e comercial, oportunidades de investimento e financiamento em infraestrutura e energia, e com uma mesa redonda sobre o setor de saúde.
Fonte: MDIC
Envie para um amigo