Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Shopping em Belo Horizonte inaugura fazenda urbana com estufa de 1.500 m²

Publicado em 12/09/2017

O espaço tem capacidade para produzir até 50 mil pés de alfaces e ervas por mês.

A startup BeGreen e o Boulevard Shopping inauguraram em Belo Horizonte um espaço de 2.700 m² para produção de hortaliças sem agrotóxicos utilizando um sistema aquapônico de cultivo em consórcio com a criação de peixes.

Tendo como principal premissa a sustentabilidade, a fazenda urbana conta com um projeto de compostagem, que produz substrato com os resíduos orgânicos provenientes da praça de alimentação do shopping e possui um sistema de captação de água da chuva para a redução de consumo.

Toda a obra foi feita de containers reaproveitados, que virariam sucata e os móveis têm matéria prima a madeira plástica, produzida com plástico reciclado. Além disso, o piso utilizado no projeto é fabricado com rejeito de mineração.

A estufa de 1.500 m² tem capacidade para produzir até 50 mil pés de alfaces e ervas por mês. O espaço ainda conta com uma loja para venda de produtos cultivados e de produtores locais e um restaurante com o conceito ‘farm-to-table’ (da fazenda para a mesa) com pratos que utilizem as hortaliças e legumes orgânicos e da produção local.

O espaço ainda conta com um espaço de convivência com mesas, deck e palco para realizações de eventos relacionados à vida mais saudável e à conscientização da nova agricultura.

“Nosso principal objetivo é demonstrar que é possível ser sustentável e produtivo gerando mais empregos, menos lixo e sem prejudicar o meio ambiente. É um projeto inovador, que segue um movimento global que aproxima a produção do consumidor final. Aqui na Fazenda BeGreen Boulevard, teremos a produção e o consumo num mesmo local e o consumidor saberá a procedência de tudo que está consumindo”, explica um dos idealizadores do projeto, Giuliano Bitencourt.

Na Fazenda, além do cultivo de hortaliças e legumes, outros produtores locais podem vender seus produtos agroecológicos na loja Casa Horta. “A intenção é que aconteça um comércio justo para os produtores e clientes que procuram por alimentos saudáveis, frescos e locais. O frequentador do shopping poderá ter uma alimentação mais saudável, com garantia de procedência, ao alcance das mãos sem precisar sair do shopping”, conta Paulo Ceratti, gerente de marketing do Boulevard.

O projeto ainda contempla várias ações integradas, como a realização de ações de conscientização de crianças e jovens de escolas públicas e privadas, e eventos e treinamentos de produção sustentável que pretendem atingir pelo menos 1 milhão de pessoas por ano.

Confira também a o shopping em São Paulo que  transforma todo o lixo orgânico da praça de alimentação em adubo usado em horta no teto do empreendimento (veja aqui). E a maior fazenda urbana em cobertura do mundo, localizada em Chicago. (veja aqui)

Fonte: Ciclo Vivo

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube