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Publicado em 12/09/2017
A startup BeGreen e o Boulevard Shopping inauguraram em Belo Horizonte um espaço de 2.700 m² para produção de hortaliças sem agrotóxicos utilizando um sistema aquapônico de cultivo em consórcio com a criação de peixes.
Tendo como principal premissa a sustentabilidade, a fazenda urbana conta com um projeto de compostagem, que produz substrato com os resíduos orgânicos provenientes da praça de alimentação do shopping e possui um sistema de captação de água da chuva para a redução de consumo.
Toda a obra foi feita de containers reaproveitados, que virariam sucata e os móveis têm matéria prima
a madeira plástica, produzida com plástico reciclado. Além disso, o piso utilizado no projeto é
fabricado com rejeito de mineração.
A estufa de 1.500 m² tem capacidade para produzir até
50 mil pés de alfaces e ervas por mês. O espaço ainda conta com uma loja para venda de produtos cultivados
e de produtores locais e um restaurante com o conceito ‘farm-to-table’ (da fazenda para a mesa) com pratos que
utilizem as hortaliças e legumes orgânicos e da produção local.
O espaço ainda
conta com um espaço de convivência com mesas, deck e palco para realizações de eventos relacionados
à vida mais saudável e à conscientização da nova agricultura.
“Nosso principal
objetivo é demonstrar que é possível ser sustentável e produtivo gerando mais empregos, menos
lixo e sem prejudicar o meio ambiente. É um projeto inovador, que segue um movimento global que aproxima a produção
do consumidor final. Aqui na Fazenda BeGreen Boulevard, teremos a produção e o consumo num mesmo local e o consumidor
saberá a procedência de tudo que está consumindo”, explica um dos idealizadores do projeto, Giuliano
Bitencourt.
Na Fazenda, além do cultivo de hortaliças e legumes, outros produtores locais podem vender
seus produtos agroecológicos na loja Casa Horta. “A intenção é que aconteça um comércio
justo para os produtores e clientes que procuram por alimentos saudáveis, frescos e locais. O frequentador do shopping
poderá ter uma alimentação mais saudável, com garantia de procedência, ao alcance das mãos
sem precisar sair do shopping”, conta Paulo Ceratti, gerente de marketing do Boulevard.
O projeto ainda contempla
várias ações integradas, como a realização de ações de conscientização
de crianças e jovens de escolas públicas e privadas, e eventos e treinamentos de produção sustentável
que pretendem atingir pelo menos 1 milhão de pessoas por ano.
Confira também a o shopping em São
Paulo que transforma todo o lixo orgânico da praça de alimentação em adubo usado em horta
no teto do empreendimento (veja aqui). E a maior fazenda urbana em cobertura do mundo, localizada em Chicago.
(veja aqui)
Fonte: Ciclo Vivo
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