O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 06/04/2017
O setor brasileiro de alimentos orgânicos tem experimentado um crescimento importante nas últimas duas décadas. Os pequenos produtores brasileiros, no entanto, estão enfrentando grandes desafios para se beneficiar desse crescimento de forma sustentável.
No estudo disponível abaixo, foram analisadas seis experiências de pequenos produtores brasileiros que se converteram à orgânicos na década de 1990. Trata-se de três sistemas alimentares diferentes: um sistema alimentar alternativo, fortemente interligado ao movimento agroecológico brasileiro e dois sistemas comerciais de compras de alimentos voltados para os mercados interno e de exportação, impulsionados principalmente pelas cadeias de supermercados.
Enfoque analítico do estudo feito:
O estudo destacou os papéis que as ONGs, organizações religiosas e agências públicas desempenham no apoio à inclusão de pequenos agricultores em todos os três sistemas alimentares e foi feita uma crítica à falta de apoio para os agricultores incluídos nos sistemas alimentares orientados para o mercado comercial.
Autores
Julien Blanc e Paul Rye Kledal. Fonte: Julien Blanc, Paul Kledal. The Brazilian organic food sector: Prospects and constraints of facilitating the inclusion of smallholders. Journal of Rural Studies, Elsevier, 2012, pp.142-154.
Leia o documento em inglês na matéria do CI Orgânico:
Fonte: CI Orgânico
Envie para um amigo