Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Curso em Análise Sensorial: Teoria e Prática - Módulo 2

Publicado em 19/01/2017

3 a 5 de Abril/2017, Curitiba/PR

CURSO DE ANÁLISE SENSORIAL: TEORIA E PRÁTICA

MÓDULO 2: PESQUISA SENSORIAL COM

CONSUMIDORES

Introdução:

Uma das áreas da ciência sensorial que mais se desenvolveu foi a que está integrada ao marketing e à ciência dos consumidores. Estes avanços têm sido acompanhados por uma necessidade crescente de maior capacidade analítica e interpretativa. As técnicas de análise multivariada e os softwares estatísticos disponíveis estão dando um novo suporte a essa evolução. O desafio, portanto, é identificar os conceitos fundamentais que afetam a aplicação dessas técnicas para expressá-los de forma simples.

Objetivos:

Oferecer atualização de conhecimentos fundamentais sobre a Análise Sensorial aplicada aos estudos com consumidores. Conhecer e utilizar ferramentas que possibilitem relacionar os dados dos consumidores com dados sensoriais. Orientar ao planejamento, execução, análise e interpretação da pesquisa sensorial com consumidores.

Ementa:

  •          Procedimentos para uma pesquisa acurada e preditiva: triagem ou intercept versus recrutamento, número de consumidores versus pré-análise de segmentação, CLT versus HUT, delineamentos experimentais;
  •          Testes Afetivos Quantitativos: Pareado, Ordenação, Escala Hedônica;
  •          Introdução à análise multivariada;
  •          Análise de Componentes Principais;
  •          Técnicas de segmentação e Mapa de Preferência;
  •          Análise de Correspondência e a revelação da segmentação e do perfil do consumidor;
  •          Mapa de Preferência Interno e LSA- Landscape Segmentation Analysis (uma relação mais ajustada da preferência dos consumidores com os atributos sensoriais)
  •          Estudos de Casos: técnicas multivariadas em PD&I e MKT

Obs.: Os participantes deverão trazer seus notebooks pessoais. Haverá orientação para download prévio do software XLSTAT (licença temporária 30 dias). Eventualmente, outro software poderá ser indicado se necessário.

Obs.:O emprego dos softwares tem como finalidade introduzir e dar suporte à solução de problemas (exemplos) ilustrativos. O treinamento completo e/ou avançado desses softwares não faz parte do escopo do presente curso.

A quem se destina:

  •          Profissionais que tenham cursado Estatística na graduação ou tenham experiência na área. Recomenda-se, com ênfase, conhecimento prévio em estatística descritiva, bem como experiência em provas de significância como teste t de Student e teste F, ou
  •          Profissionais certificados com o Módulo I.

O curso será ministrado pela Profª Drª Silvia Deboni Dutcosky, que é especialista em cereais, alimentos funcionais e dietéticos e na ciência sensorial e do consumidor. Gerenciou equipes de P&D e projetos de inovação, integrados com marketing e estudos com consumidores.

Silvia é integrante dos Grupos de Articulação da Rota Agroalimentar sendo que "induzir a inovação tecnológica" e "estimular a qualificação de RH nas empresas e governo" são ações de futuro presentes na Visão: Referência no desenvolvimento dos Produtos Funcionais.

Mais informações sobre o curso no folder (clique aqui)

Fonte: About Solution

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube