O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 20/09/2016
A partir de 20 de setembro o passeio e as compras pelo Mercado Municipal de Curitiba vão envolver ainda mais o visitante no mundo da agricultura. Entre frutas, verduras, caixotes e comerciantes vão estar expostos 30 paineis com fotografias selecionadas entre as centenas que concorreram ao 11º Prêmio New Holland de Fotojornalismo. São imagens impactantes de paisagens, trabalhadores, animais e máquinas em contato direto com a terra e seus produtos.
Em mais de uma década de concurso, cerca de 415 mil pessoas conferiram quase 20 mil fotos em 172 exposições ocorridas em 105 cidades no Brasil e na América do Sul. Nesta edição a mostra já passou por diversos países e será encerrada em Curitiba. As inscrições para o 12º Prêmio já estão abertas (veja abaixo).
Das 30 imagens, quatro são premiadas – duas na categoria Profissionais e duas na Aficionados (amadores) – e outras 26 selecionadas pelo júri. Todas as fotos estarão fixadas em pallets em uma área próxima ao ambiente reservado aos alimentos orgânicos.
Uma das patrocinadoras do prêmio de fotografia, a New Holland tem registradas suas máquinas em várias propriedades rurais do continente. O vice-presidente para a América Latina, Alessandro Maritano, comenta que o Mercado Municipal é o lugar ideal para a realização da exposição devido à diversidade do público. “São vários perfis de pessoas, com idades, cultura e ideias diferentes, e cada uma delas compreenderá de forma única como os alimentos são produzidos”.
“Temos orgulho em fazer parte desta iniciativa que permite, a quem está longe do campo, entender o processo da agricultura em todos os pontos de vista: humano, social e econômico”, afirma Carlo Sisto, presidente do Banco CNH Industrial, patrocinador do prêmio. O concurso tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
As imagens apresentadas atuam sobre ao consumidor do Mercado Municipal estimulando o conhecimento da cultura popular e da gastronomia dos povos que formaram a população curitibana e seus hábitos alimentares. O Mercado vem disponibilizando para o público consumidor exposições, feiras, workshops e seminários que promovem a cultura alimentar, valorizam o alimento, a terra e o homem que o produz.
Inscrições abertas
As inscrições para participar do concurso podem ser realizadas pelo site www.premionewholland.comaté o dia 28 de outubro, onde também se encontra o regulamento.
Os fotógrafos que possuem registro em associação de classe, com imagens produzidas para veículos impressos ou on-line nos países participantes, devem se inscrever na categoria Profissionais. A melhor fotografia da América do Sul sobre o universo da agricultura leva o “Grande Prêmio”, no valor de R$ 15 mil. Os fotojornalistas profissionais concorrem também ao “Prêmio Especial Máquinas New Holland” para a melhor imagem de máquinas da marca em operação, no mesmo valor.
Na categoria Aficionados, o “Grande Prêmio” para fotografias da agricultura sul-americana receberá R$ 5 mil, mesmo valor que o vencedor da categoria no “Prêmio Especial Máquinas New Holland” para a melhor foto das máquinas em operação da marca.
Mais informações pelo e-mail info@manoamanoprojetos.com. Além do site do prêmio, também está disponível o portal de banco de imagens Olhares do Campo no endereço www.olharesdocampo.com.br. As fotos reunidas no portal representam o melhor e mais profundo olhar sobre o campo nos últimos onze anos.
Serviço
Exposição da 11ª edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo
Data: a partir de 20 de setembro
Local: Mercado Municipal de Curitiba
Avenida Sete de Setembro, 1865
Próximo a área reservada aos alimentos orgânicos
Horário: Dom: 7h às 13h / Seg: 7h às 14h / Ter a sab: 7h às 18h
Sobre o Prêmio New Holland de Fotojornalismo
O Prêmio New Holland de Fotojornalismo é um projeto cultural apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e patrocinado pela New Holland e pelo Banco CNH Industrial, com realização da Mano a Mano Produções Artísticas. Criado com o objetivo de valorizar o trabalho dos repórteres fotográficos, o projeto passou a premiar também fotógrafos não profissionais — pessoas aficionadas pela fotografia. Inicialmente restrito ao Brasil, o concurso foi ampliado primeiramente para o Mercosul e, ao completar dez anos, para toda a América do Sul, tornando-se o principal concurso fotográfico desses países. Além da premiação, o projeto realiza exposições fotográficas itinerantes pelas cidades dos países participantes. Conheça www.olharesdocampo.com.br, um portal de banco de imagens que reúne os melhores cliques do campo na América do Sul.
Envie para um amigo