O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 20/09/2016
As três principais empresas produtoras de carne bovina do Brasil – JBS, Marfrig e Minerva – já têm plantas habilitadas a exportar o produto in natura para os Estados Unidos, comércio que foi iniciado na semana passada, depois que os norte-americanos abriram o mercado para as exportadoras brasileiras em agosto.
A JBS informou que plantas em Naviraí e Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, além das unidades de Andradina e Lins, em São Paulo, já estão habilitadas a exportar para os EUA. O primeiro lote da companhia com os produtos para os norte-americanos será embarcado no próximo fim de semana.
A Marfrig também informou que embarcou o primeiro contêiner para os EUA com carnes produzidas em sua planta de Bataguassu (MS). Outras cinco unidades da empresa também já estão listadas para exportar àquele país, segundo a Marfrig.
O Brasil poderá exportar para os EUA dentro de uma cota de 64 mil toneladas por ano, da qual também participam outros países da América Latina. A expectativa é que os exportadores brasileiros possam ocupar grande parte dessa cota, já que o volume nunca foi totalmente atingindo pelos outros países que a disputam, segundo a Marfrig.
Além disso, alguns dos países que atualmente participam dessa cota passarão a ter acesso ilimitado ao mercado dos EUA em 2020, com a implementação do tratado de livre comércio da América Central, EUA e República Dominicana (Cafta), liberando mais espaço para a carne brasileira.
Na semana passada, a Minerva já havia anunciado que suas plantas em Barretos (SP) e Palmeiras de Goiás (GO) receberam autorização para exportar carne bovina in natura aos EUA.
Fonte: Carnetec, http://www.carnetec.com.br/Industry/News/Details/68862?loginSuccess
Envie para um amigo