Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Produtores de carne bovina no RS planejam criar Instituto Gaúcho da Carne

Publicado em 30/08/2016

Produtores de carne bovina do Rio Grande do Sul pretendem criar o Instituto Gaúcho da Carne, a exemplo do Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac), criado em fevereiro deste ano, segundo informações da Associação Brasileira de Angus (ABA).

A ideia foi retomada durante a feira Expointer, em Esteio (RS), no churrasco de Carne Angus Certificada. Segundo a ABA, autoridades do governo do Rio Grande do Sul apoiam o projeto, que está sendo capitaneado pelo presidente da associação José Roberto Pires Weber.

O Instituto Gaúcho da Carne funcionaria como uma agência de promoção da carne do estado, principalmente para fomentar exportações, seguindo modelo adotado pelo Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (Inac), que foi o mesmo modelo adotado pelo Imac, de Mato Grosso.

“A ideia é que o movimento seja articulado pelas entidades representantes da carne”, disse o secretário da Agricultura do RS, Ernani Polo, em nota divulgada pela ABA. “Precisamos valorizar a carne gaúcha.”

A Associação Brasileira de Angus tem buscado ampliar as exportações da carne angus e pediu apoio do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, durante a Expointer. Segundo Weber, há falta de tradição do Brasil para exportar carne gourmet e “falta de confiança do mercado exterior”.

Cerca de 95% da produção de Carne Angus Certificada brasileira é consumida no mercado interno, segundo informações divulgadas pela ABA em julho.

Em Mato Grosso, o Imac está implantando a pesagem de carcaças em frigoríficos com a expectativa de iniciar a emissão de selos de qualidade para carnes produzidas no estado ainda neste ano, segundo disse o presidente da entidade Luciano Vacari, à CarneTec, em junho.

Fonte: CarneTec, disponível em: http://www.carnetec.com.br/Industry/News/Details/68287?loginSuccess

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube