O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 13/05/2016
Em um mercado cada vez mais competitivo, 66 micro e pequenas indústrias, agroindústrias e distribuidoras de alimentos e bebidas de diversas regiões do Paraná saem na frente quando o assunto é conquista de clientes. Detentoras do Selo Alimentos do Paraná – que atesta conformidade em critérios como eficiência em gestão, segurança e qualidade alimentar dos produtos –, essas empresas integram um catálogo de fornecedores, lançado em abril, durante a Mercosuper, uma das maiores feiras de varejo do País.
Disponível gratuitamente para download no portal do Sebrae/PR (www.sebraepr.com.br/seloalimentosdoparana), o catálogo traz os negócios atestados com o Selo, divididos nas categorias Alimentos Prontos e Pré-Prontos, Bebidas, Origem Animal e Origem Vegetal.
Coordenadora estadual de Agronegócio do Sebrae/PR, Andreia Claudino ressalta a importância do material em atividades de promoção e prospecção de mercado. “É um diferencial para esses negócios que, depois de participarem do Programa Selo Alimentos do Paraná, alcançaram bons índices de conformidade em segurança alimentar e aspectos de gestão, além de oferecerem garantias ao cliente, como rastreabilidade”, analisa.
Promovido pelo Sebrae/PR, tendo como comitê gestor a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Federação do Comércio de Bens e Serviços do Paraná (Fecomércio PR), Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Programa Selo Alimentos do Paraná já trabalhou com cerca de 500 micro e pequenas empresas paranaenses ao longo dos últimos sete anos.
Para conquistar o Selo, é necessário alcançar, pelo menos, 80% de conformidade nos itens da metodologia baseada na legislação sanitária vigente e 50 pontos ou mais no Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A validação do processo é feita pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)
Andreia Claudino destaca que o cronograma do Programa envolve também ações de mercado com os participantes. Nessas atividades, o catálogo atua como um diferencial a mais para os pequenos negócios. Além disso, para 2016, foram selecionadas 13 empresas com o Selo, por meio de chamada pública, para participar de um estande na feira Fispal Food Service, em São Paulo. Empresas também poderão participar de rodadas de negócios nas seis regionais do Sebrae/PR no Estado, e do 26º Encontro Nacional da Abrasel, que ocorrerá em Curitiba, em junho. Em outubro, empresas com perfil gourmet participam da Sirha Rio, no Rio de Janeiro.
Veja também: Selo Alimentos do Paraná contempla mais 43 pequenos negócios em todo estado
Fonte: Sebrae/PR
Envie para um amigo