O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 21/03/2016
Um dos grandes desafios de quem precisa ou decidiu cortar da alimentação ingredientes usados em grande escala por restaurantes, cafés e bares é encontrar um lugar seguro e gostoso para comer quando se está na rua. No caso de celíacos, alérgicos ou sensíveis ao glúten (SGNC), por exemplo, a única solução para uma vida saudável é ficar longe da proteína glúten – encontrada em trigo, cevada, centeio, malte e até aveia. Embora as opções sem glúten estejam ganhando espaço no mundo todo, ainda são poucos os estabelecimentos confiáveis para quem não pode ter nem mesmo um contato mínimo com o glúten. Foi encarando essa dificuldade no dia a dia por dois anos, após o diagnóstico de celíaco, que o servidor público e analista de sistemas Alessandro Luiz Mamus, 41 anos, teve a ideia de facilitar a divulgação de pontos preparados para atender quem segue dieta restritiva através de um aplicativo para celular. Em novembro de 2015, nascia o My Holy Food.
O aplicativo contou com a parceria de um colega de trabalho do Alessandro, Bruno Moreira Rocha, que é vegetariano e desenvolvedor de software. O projeto também foi apresentado a uma equipe com outros três desenvolvedores – Wellington, Welson e Davi. Foram seis meses de muito trabalho em horários de descanso para conseguir colocar o aplicativo no mercado o quanto antes. “Nosso principal desafio incluiu tempo e recursos financeiros. Como todos da equipe têm trabalhos fixos, precisamos encontrar tempo extra para implementação e testes da solução, isso aconteceu durante noites e madrugadas”, conta Alessandro.
Como funciona o My Holy Food
Desenvolvido para funcionar em android, iPhone ou mesmo plataforma de Internet, o My Holy Food está disponível em português, inglês e espanhol. A ideia é ser um guia de referência para pessoas em dietas restritivas (glúten,lactose, açúcar), vegetarianos e veganos. O GPS ativado é fundamental para uma melhor usabilidade da solução, pois é possível visualizar locais próximos ou identificar a distância do estabelecimento procurado – o app trabalha com coordenadas geográficas de aproximação.
O cadastro de restaurantes, cafés, bares ou qualquer estabelecimento que tenham endereço físico é feito por usuários. No mapa, aparecem ícones sinalizando que ali existe um estabelecimento com cardápio diferenciado para quem segue dietas restritivas. Os detalhes podem ser verificados clicando-se no ícone e no botão “ver mais detalhes”. Também pode-se pesquisar estabelecimentos em outra cidade/país e realizar o filtro pelo tipo de comida.
A participação dos usuários é fundamental para a divulgação de informações completas. As pessoas podem avaliar o estabelecimento, comentar ou compartilhá-lo em redes sociais (Google+, Twitter, Facebook). Se o usuário identificar alguma informação incorreta, deve fazer a sugestão de atualização que será recebida e analisada pela equipe My Holy Food.
Atualmente, são mais de 800 estabelecimentos cadastrados no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Argentina, Uruguai, Inglaterra e outros. Como o aplicativo é colaborativo, não existe gerenciamento dos lugares cadastrados ou garantia de procedência do menu oferecido – as informações das indicações são de total responsabilidade do usuário que as indicou. No entanto, o botão “DENUNCIAR” foi criado para que o usuário indique estabelecimentos que devam ser excluídos por não atenderem as características propostas pelo app.
Leia a entrevista na dada pelo Alessandro matéria do Blog Food Safety Brazil em: http://foodsafetybrazil.org/my-holy-food-celiaco-desenvolve-app-para-localizar-restaurantes-que-atendem-alergicos/#ixzz43Yd6Mq1a
Fonte: Zero Gluten e Lactose e Food Safety Brazil
Envie para um amigo