O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 01/02/2016
O Fantástico acompanhou durante meses alguns desses fraudadores e mostra como eles se aproveitam da boa fé dos consumidores para faturar muito.
Em dezembro, preocupado com a “invasão” de supostos produtos orgânicos nas prateleiras do comércio varejista, o Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos) da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) iniciou campanha de alerta ao consumidor brasileiro. Segundo a coordenadora do CI Orgânicos, Sylvia Wachsner, a campanha visa a valorizar a certificação e educar o consumidor.
Melhor conscientizado, o consumidor pode exercer o papel de fiscalizador desse mercado, facultado pelo Código de Defesa do Consumidor.
Veja o vídeo da Reportagem exibida pelo Fantástico:
Atualização
Em resposta, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou uma nota, afirmando que são auditadas pelo menos, uma vez ao ano, os 25 organismos certificadores credenciados para atuarem no Brasil, que fazem a inspeção e controle de 8.467 produtores orgânicos certificados. Ainda segundo o MAPA, o controle é feito, também, por ações de fiscalização do Ministério nas unidades de produção e pontos de comercialização. E tais ações se baseiam numa sistemática de amostragem e sempre que surgem denúncias ou suspeitas.
Confira a nota completa, exibida pelo MAPA: Nota sobre a matéria do Fantástico – Fev 2016
Fonte: Globo e SNA, Organics Net
Envie para um amigo