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Publicado em 25/01/2016
Desde 2011, quando os cookies integrais com cobertura de chocolate sem açúcar da Vitao Alimentos entraram no mercado, o cacau ganhou espaço no estoque de matéria-prima da indústria, até então especializada em produção de granolas e biscoito à base de farináceos. A planta industrial limitada permitiu que a equipe aprimorasse o conhecimento sobre o produto. Novos profissionais foram contratados, aumentando a expertise. “Não tínhamos nenhuma experiência com chocolate, aprendemos a mexer com ele ao longo dos anos”, explica o diretor Edouard Thomé.
Os tabletes de 22 gramas de chocolate sem açúcar ao leite, meio amargo branco e sem lactose têm versões com cereais incorporados, e garantiu o portfólio que sustentou a decisão de ampliar a linha. Para isso, a empresa investiu R$ 3,8 milhões na expansão da planta industrial, com novos equipamentos e infraestrutura, e quadruplicou a capacidade de produção para 2 mil toneladas de chocolate sem açúcar por ano.
A ampliação da unidade de chocolates também vai aumentar a variedade de formatos colocados no mercado. O primeiro lançamento desta nova fase, feito há 90 dias, é a versão em pedaços, vendida a granel no segmento food service, para abastecer pequenas fábricas caseiras ou doceiras domésticas. Em breve, o catálogo vai crescer, com tabletes maiores e outras apresentações, como gotas de chocolate.
Meta
A linha corresponde a 8% do total do faturamento da empresa, que chegou a R$ 80 milhões em 2015. O investimento na ampliação da unidade foi decidido em 2013, no início da crise econômica que tem paralisado os negócios no país. “O Brasil é mais forte do que a crise e esse momento vai ser superado. Quando isso ocorrer, estaremos prontos para manter nossa competitividade”, diz Thomé.
A meta é alcançar 20% do faturamento da Vitao com os chocolates adoçados com sucralose, substância originada da molécula da cana de açúcar, em até cinco anos. Somente em 2016, a projeção é ampliar o volume de produção da linha em 50%.
A aposta no nicho de alimentação saudável tem sido a estratégia da Vitao desde a sua criação em 1998. A empresa começou com a linha de granolas e cookies integrais. “O chocolate sem açúcar agrega a esse segmento ao oferecer prazer sem culpa”, analisa Thomé. Confiantes na disposição do brasileiro em consumir chocolate e na semelhança do sabor do produto convencional à base de sucralose, a empresa quer competir em uma área ainda com baixa concorrência. “Há poucas opções como esta no mercado. As empresas que existem estão com dificuldade para atender à demanda”, diz o executivo.
Fonte: Gazeta do Povo
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