O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 09/07/2015
O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor José Müller, esteve nesta quarta-feira (8) no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba, onde conheceu uma série de estudos prospectivos desenvolvidos pelos Observatórios Sesi Senai IEL. Müller foi recebido pelo presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, que ressaltou a importância da troca de experiências entre as Federações para aprimorar os serviços prestados ao setor industrial.
“Nossas Federações podem fazer uma troca muito positiva, principalmente nesse momento de dificuldades, em que é importante buscarmos soluções conjuntas que reforcem o Sistema Indústria”, disse Campagnolo. Para ele, projetos como os desenvolvidos pelos Observatórios, apresentados a Müller, podem ser usados por todos os estados para o planejamento de ações estratégicas que contribuam com o desenvolvimento da indústria em longo prazo. “Os Observatórios, desde que foram idealizados, em 2005, trazem uma visão estratégica de futuro para o setor industrial. Seria importante que também nossos governantes percebessem a importância desse planejamento de longo prazo e se utilizassem dessas ferramentas, que podem ser disponibilizadas pelas Federações”, afirmou Campagnolo.
A parceria entre as Federações também foi destacada por Müller. “Eu já tinha notícias muito boas sobre os projetos desenvolvidos pelo Sistema Fiep e vim conhece-los pessoalmente para ver se podemos fazer algo parecido no Rio Grande do Sul”, afirmou. “Temos um alinhamento muito grande entre as Federações das Indústrias do Sul e é importante que possamos utilizar os bons projetos já desenvolvidos pelos outros, economizando tempo e recursos de nossas entidades”, completou. Também acompanharam a visita Ery Jardim e Andrea Veríssimo, assessores de assuntos estratégicos da presidência da Fiergs.
Durante o encontro, a gerente dos Observatórios, Marilia de Souza, apresentou alguns dos principais trabalhos desenvolvidos pela área desde sua criação. Entre eles, o projeto Setores Portadores de Futuro. A metodologia, que identifica os segmentos com potencial de crescimento nas diferentes regiões de um estado, foi idealizada no Paraná e já foi replicada em Santa Catarina e no Ceará. Como sequência desse trabalho, também são definidas Rotas Estratégicas para que esses setores se desenvolvam.
Foram apresentados ainda outros projetos prospectivos que traçam cenários para a indústria e as necessidades que os diferentes setores terão nos próximos anos. Entre eles, os Perfis Profissionais para o Futuro da Indústria e a Bússola da Inovação. Müller também conheceu detalhes sobre a Sala de Situação da Indústria, um projeto inovador dos Observatórios que será lançado nos próximos meses. Com um espaço físico específico e uma plataforma virtual que disponibilizarão dados completos sobre o setor industrial e a economia do Paraná e do país, o projeto contribuirá para a tomada de decisões de lideranças empresariais e executivos de indústrias.
Assisto o vídeo da reportagem "Projetos dos Observatórios Sesi/Senai/IEL no Paraná são levados para outros estados" :
O trabalho de articulação política do Sistema Fiep também foi detalhado para Müller, com explicações sobre a construção do documento Propostas para a Competitividade da Indústria Paranaense, elaborado no ano passado e entregue aos candidatos que concorriam nas eleições. Foi destacada ainda a atuação conjunta da entidade dentro do G7, grupo que reúne as principais instituições representativas do setor produtivo paranaense. O presidente da Fiergs também conheceu a estrutura do Campus da Indústria, onde estão instalados o Instituto Senai de Inovação voltado para a área de Eletroquímica, o Colégio Sesi Internacional e a Escola de Negócios do IEL.
Fonte: Agência Fiep
Envie para um amigo