O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 17/04/2015
Formadores de opinião de todo o Estado participaram de painéis de especialistas para novo mapeamento dos Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná, projeto dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, que integra o Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Sistema Fiep). Os painéis foram realizados entre os dias 11 de março a 13 de abril em dez mesorregiões do Paraná mapeadas pelo IBGE : Norte Pioneiro (11/03), Oeste (18/03), Sudoeste (19/03), Centro Sul (24/03), Centro Ocidental (25/03), Centro Oriental (27/03), Sudeste (31/03), Noroeste (07/04), Norte Central (09/04) e Região Metropolitana de Curitiba (13/04).
O projeto identificou quais serão as áreas industriais em destaque para a próxima década, que poderão auxiliar no crescimento do Estado e, no futuro, destacar o Paraná tanto em relação ao Brasil quanto ao cenário mundial. Participaram dos painéis, além de lideranças e formadores de opinião, profissionais que representam instituições de ensino e pesquisa, governo, indústria, e terceiro setor.
Na primeira edição do projeto Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná, realizada em 2005, foram priorizados 13 setores produtivos e áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado num horizonte de 10 anos (2005 a 2015) – Agroalimentar, Biotecnologia aplicada à indústria agrícola e florestal,Biotecnologia aplicada à indústria animal, Energia, Meio Ambiente, Metalmecânica, Microtecnologia, Papel e Celulose, Plástico, Produtos de Consumo, Saúde, Turismo e Construção Civil. Para chegar a este resultado, os Observatórios realizaram 06 painéis de especialistas nas regiões Norte, Noroeste, Oeste, Sudoeste, Campos Gerais e de Curitiba.
Já nesta segunda edição, foram realizados dez painéis com especialistas das principais mesorregiões do Estado, que reavaliaram a primeira priorização e projetaram a posição dos setores industriais considerados estratégicos em relação às tendências tecnológicas, industriais e sociais, num horizonte de 2015 a 2025. Todos os participantes receberam um tablet para votar e eleger as áreas industriais com grande potencial para os próximos dez anos. Na finalização dos painéis os principais setores para o desenvolvimento das regiões do Estado foram apresentados aos participantes.
“O que nós queremos fazer agora é retomar e repensar os setores portadores de futuro do Paraná e ver quais são as novas rotas que nós precisamos desenhar”, explicou a gerente dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, Marília de Souza, que encaminhou as atividades dos eventos.
O novo estudo prospectivo será entregue em julho, com uma publicação oficial dos dados.
Notícias relacionadas:
Sistema Fiep inicia novo mapeamento dos Setores Portadores de Futuro
Encontro discute melhorias para o desenvolvimento industrial na região
Fiep lança em Irati projeto Setores Portadores de Futuro
Novo mapeamento dos Setores Portadores de Futuro para o Paraná chega a Cascavel
Ponta Grossa recebe painel do projeto Setores Portadores de Futuro
Com informações de Agência Fiep e Observatórios Sesi/Senai/IEL.
Envie para um amigo