O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 07/04/2015
Vinte e duas empresas receberam no dia 12 de Março, em Curitiba, o Selo Alimentos do Paraná. Iniciativa do Sebrae/PR em parceria com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), com apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o selo é um reconhecimento à qualidade dos processos de produção e de gestão empresarial para as indústrias, agroindústrias e distribuidoras de alimentos e bebidas do Estado.
As 23 empresas participantes da primeira edição do programa em 2014, que serviu como uma espécie de projeto-piloto, receberam o atestado de conformidade que concede o direito ao uso do selo em seus rótulos e materiais de divulgação. Essas empresas, após consultorias, treinamentos, avaliações e auditorias, realizadas pelo Tecpar, atenderam exigências previstas em leis relacionadas a produtos e processos, bem como melhoraram a gestão empresarial seguindo critérios estabelecidos pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
“Este selo certamente vai abrir portas paras as empresas”, afirmou Edson Campagnolo, que acumula a presidência da Fiep e do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR. “Este trabalho, não tenho dúvidas, mudou o perfil dessas empresas, que hoje estão muito mais profissionais”, completou.
Para a consultora e coordenadora estadual de Agronegócio do Sebrae/PR, Andreia Claudino, além do atendimento as legislações, o Selo Alimentos do Paraná tem como diferencial a potencialidade do reconhecimento do mercado.“Para a obtenção do selo, a empresa precisa ter um perfil de potencialização, aptidão para atingir novos mercados, estar de acordo com a legislação, atender as normas de qualidade de processos e apresentar evolução na gestão empresarial. Esse reconhecimento atesta que as empresas têm como premissas a segurança e a qualidade dos alimentos, ou seja, o respeito ao consumidor.”
Articulação da Rota Agroalimentar
O Grupo de Articulação relacionado a duas visões de futuro: Internacionalização e Imagem da Marca para Indústrias Agroalimentares Paranaenses baseia-se nas ações propostas por especialistas durante a elaboração do Roadmapping da Indústria Agroalimentar, como temas de discussão.
A participação do Sebrae neste Grupo, as interações e as discussões ocorridas durante os Encontros de Trabalho, possibilitaram a parceria da Fiep no Programa Selo Alimentos do Paraná.Considerando que muitas das ações descritas nos fatores críticosCertificação, Cooperação entre atores,Marketing e Informação e Modelo de Gestão eram etapas e estratégias do Programa. Dentre elas, a própria "criação de um selo de Origem com imagem de marca do Paraná".
Entre as 23 empresas que conquistaram o Selo Alimentos do Paraná estão cinco participantes ativas dos Grupos de Articulação da Rota Agroalimentar.
A Verde Brasil é uma dessas empresas, cujo proprietário, Hário Tieppo, pode falar durante a solenidade, em nome dos 23 empresários que foram certificados “Este projeto possibilitou o desenvolvimento das nossas organizações. Conseguimos aprender muito, melhorar todos os nossos processos e a nossa gestão”, disse. Fundada em 2002, produzindo frutas e hortaliças, a empresa passou por um processo de industrialização e atualmente também fabrica polpas e geleias orgânicas.
Segundo Tieppo, antes mesmo de receber o selo, mas com a confirmação de que a empresa seria certificada, a Verde Brasil já sentiu diferença nas negociações com o mercado. “Hoje temos uma condição de mostrar uma imagem melhor junto às redes de supermercados e lojas especializadas. Já colocamos o selo em nossa estratégia e, através dele, passamos a ter um valor ainda maior”, explicou o empresário.
Veja aqui a reportagem da Gazeta do Povo sobre empresas que foram certificadas.
Chamada Pública – 2015
Durante a solenidade, Sebrae/PR e Fiep assinaram um termo de cooperação técnica que formalizou a parceria para que as duas entidades formem a comissão gestora da próxima edição do projeto.
A Chamada pública para participação no Programa em 2015 está aberta, com o prazo de inscrição até o dia 20 de Abril (veja aqui). A expectativa é que 110 empresas sejam atendidas no Estado.
Entenda Mais
As empresas investirão somente 20% do custo total do Programa que apresenta atividades como consultorias, treinamentos e análises laboratoriais de acordo com a necessidade de cada empresa participante e 03 auditorias. O Sebrae, por meio do Sebraetec, investirá 80%.
O Programa Alimentos do Paraná é dividido em cinco etapas. Na auditoria final, realizada pelo Tecpar, que vai atestar a conformidade de todos os itens analisados nos quesitos qualidade dos processos e gestão empresarial. Essas empresas devem atender 80% ou mais nos processos de qualidade e 50% ou mais em gestão empresarial para conquistarem a certificação.
Podem participar do Programa Selo Alimentos do Paraná:
Para maiores informações acesse o site:
www.sebraepr.com.br/seloalimentosdoparana
Fonte: Sebrae/PR, Agência Fiep, Observatórios/Sesi/Senai/IEL e Gazeta do Povo
Envie para um amigo