O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 23/03/2015
A primeira Feira Orgânica Noturna na capital paranaense foi aberta na noite do dia 17/03 no bairro Cristo Rei. A feira será realizada semanalmente, às terças-feiras, entre 17 e 21 horas, na Avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, esquina com a Rua Gotlieb Rosenau. Com a inauguração, o município passa a contar com 13 feiras orgânicas. Inicialmente, o espaço terá cinco bancas, quatro com orgânicos e uma de pescados. Frutas, verduras, grãos, ovos, sucos, geleias, conservas, compotas e molhos estão entre os produtos a serem comercializados. A inauguração faz parte da agenda de comemoração do aniversário de Curitiba, celebrado no dia 29 de março.
Um dos aspectos que atraem público às feiras orgânicas é a qualidade dos produtos ofertados, já que a principal característica desse tipo de mercado é a venda direta do produtor para o consumidor. O prefeito Gustavo Fruet participou da abertura, conversou com os consumidores e feirantes e disse que o funcionamento noturno da feira acompanha uma tendência de mercado. “Há previsão de instalação de mais feiras em Curitiba. Precisamos apenas avaliar os locais que comportem essas iniciativas”, acrescentou o prefeito.
O secretário municipal do Abastecimento, Marcelo Munaretto, disse que a Feira Noturna leva mais praticidade ao consumidor ao mesmo tempo em que permite o consumo de produtos de qualidade, neste caso, orgânicos. “Há um aumento de aproximadamente 20% ao ano no consumo de orgânicos nos equipamentos da Secretaria de Abastecimento”, afirmou o secretário.
Qualidade
Os produtos comercializados nas feiras orgânicas são provenientes de municípios da Região Metropolitana de Curitiba e do Vale do Ribeira (SP). Segundo o diretor de feiras e mercados da Secretaria Municipal do Abastecimento, Nivaldo Vasconcellos, o aumento da produção na região se reflete na qualidade e nos preços.
“O aumento da produção tem impacto nos preços, principalmente nos produtos de época. A venda direta também beneficia o consumidor. A comercialização da verdura, por exemplo, é 100% feita por produtores”, afirma Vasconcellos. O diretor explicou ainda que a feira do Cristo Rei tem potencial e poderá crescer conforme a demanda. Todos os produtos comercializados possuem certificação orgânica e são monitorados pela equipe de Controle de Qualidade da Secretaria.
Horário
O horário é um diferencial estratégico para a instalação de novas feiras em Curitiba. Atentos às tendências contemporâneas, técnicos da Secretaria do Abastecimento observam que as feiras noturnas têm sido cada vez mais procuradas pelos consumidores. “Há a conveniência do horário. Observamos que, pelo atual estilo de vida, as pessoas estão tendo mais tempo no período noturno”, explicou o diretor de feiras e mercados. Para o próximo ano há a previsão para a instalação de mais uma feira orgânica noturna.
Marli Lopes Teixeira é moradora do Cristo Rei e foi acompanhada da mãe, Maria do Rocio, à Feira Noturna. De acordo com ela, o horário diferenciado facilita as compras. “Os produtos têm qualidade e o preço também está bom”, avaliou Marli.
Veja o vídeo da reportagem de inauguração da Feira Orgânica Noturna.
Envie para um amigo