O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 02/03/2015
Um levantamento da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) revelou que os 5 principais PIBs mundiais têm a exportação como uma de suas principais estratégias para o bom desempenho econômico. Para incentivar a internacionalização das empresas paranaenses, e alavancar seu crescimento, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio de seu Centro Internacional de Negócios (CIN), oferece diferentes cursos de capacitação ao longo do ano. Em março serão ofertados dois temas: “Exportação e suas Operações” e “China: inovação e tecnologia – obstáculos e possibilidades das importações”.
Aspectos administrativos, fiscais e operacionais essenciais para quem deseja planejar e iniciar operações de exportação serão explorados pela especialista em Direito e Negócios Internacionais, Anara Miske, no curso oferecido dia 6 de março “Exportação e suas Operações”. Administradora habilitada em Comércio Exterior – Universidade Positivo, Anara é sócia da Just Cargo Assessoria em Comércio Exterior LTDA e professora da FAE – Centro Universitário, com experiência de 17 anos na área.
“Além de atender aos requisitos internos para exportar, o industrial precisa conhecer bem o mercado alvo para também se adequar a aspectos culturais e legais do importador ”, explica Miske, lembrando que muitos empresários acabam desistindo do mercado internacional por não terem se preparado adequadamente para atender a questões como certificações e embalagens . Entre os conteúdos relacionados à exportação, a facilitadora deverá falar sobre formação de preço de venda, benefícios fiscais na exportação, controle aduaneiro nas exportações, noções de transportes e logística na exportação e elaboração de fatura proforma, entre outros assuntos.
China – Na 1ª colocação entre as nações que mais exportam para o Paraná, o país asiático será analisado no curso “China: inovação e tecnologia – obstáculos e possibilidades das importações”. A proposta da capacitação é diminuir riscos e promover melhores interações com as empresas chinesas, apresentando aos participantes do curso ferramentas e conhecimento. Os participantes vão poder conhecer melhor a cultura e os conceitos da China, como importar, formas de pagamento e problemas mais frequentes. “A dificuldade com a comunicação é um dos maiores entraves nas negociações com a China. Considero fundamental que os interessados em importar tenham um tradutor e que, se possível, até viagem para conhecer pessoalmente seu fornecedor potencial”, explicou o especialista em negócios com a China, Rodrigo Corrêa, orientador do curso, que vai falar também sobre as melhorias nas condições de trabalho da indústria chinesa. Com sete anos de experiência com a China – quatro anos como residente do país – Corrêa trabalhou para a Câmara de Comércio Brasil China (CCIBC) e visitou mais de 150 empresas do país. O curso “China: inovação e tecnologia – obstáculos e possibilidades das importações” será oferecido pelo CIN no dia 25 de março, em Curitiba. Atualmente, os setores que mais impactam nas importações paranaenses da China são Petróleo, Químico e Peças para Veículos Automotores.
Agenda CIN - Em 2015, serão oferecidos workshops com 17 temas diferentes para capacitar industriais para o mercado internacional. A programação completa está publicada na página cinpr.org.br, na aba Cursos e Capacitações.
Fonte: Agência Fiep
Envie para um amigo