O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 02/03/2015
Está sendo lançado em todo o Brasil o Desafio Senai de Projetos Integradores. A iniciativa é do Senai Nacional, com apoio do Senai Centro Internacional de Inovação, no Paraná.
A competição vai envolver alunos e professores de cursos técnicos em torno de quatro desafios relacionados à transformação de resíduos industriais em aplicações que produzam valor à sociedade, à ampliação do uso de energia renovável em residências ou em empresas, à mobilidade urbana com tecnologias e sistemas de informação e comunicação eficientes, e à otimização do uso da água nos processos de fabricação, com soluções econômicas.
De acordo com Elaine Cristina de Andrade, da área de Educação Empreendedora e Investimento Privado do Senai, o desafio tem dois pontos principais. “O primeiro é a integração dos alunos para que durante o aprendizado por projetos, se inspirem no caminho do empreendedorismo e vislumbrem novas oportunidades no real contexto em que estão inseridos. O segundo é vincular o aprendizado técnico com mais um curso diferente, o que se transforma em desafio para o aluno e para o docente orientador”, diz.
Avaliações regional e nacional
Está prevista a participação de cerca de 2.800 alunos no país, interagindo e postando suas ideias e soluções, na plataforma www.inovemaispr.com.br . As soluções serão trabalhadas ao longo do semestre em sala de aula, sendo que ao final dos seis meses serão avaliadas por uma banca regional e, depois, por uma banca nacional. Os melhores projetos serão premiados.
Segundo Elaine, a equipe do Senai Centro Internacional de Inovação vem trabalhando há um ano no desenvolvimento desse projeto para fortalecer a cultura pelo empreendedorismo inovador em sala de aula, e fortalecendo a equipe de docentes para promover a educação empreendedora com os alunos. “Foram capacitados mais de 60 docentes e 40 interlocutores regionais de todo o Brasil como multiplicadores da metodologia de Projetos Integradores. Esperamos aproximadamente 700 ideias postadas pelos alunos ao longo do semestre”, afirma.
Metodologia Senai
Rosane Lara, gerente de Educação Profissional e Tecnológica, explica que esforços vêm sendo dedicados à incorporação efetiva da Metodologia Senai de Educação Profissional no processo de ensino e aprendizagem. “E é nesse contexto que o Desafio Senai de Projetos Integradores se insere, pois permite de forma concreta o necessário diálogo entre as diferentes unidades curriculares, colocando o aluno em um mundo real, da tecnologia e da ciência, da construção do conhecimento, da autoria, da curiosidade, da investigação e da descoberta, resultando na conversão do conhecimento e capacidades em produtos”, afirma.
Para Rosane, a competição reúne critérios teóricos e práticos aos conceitos de educação, gestão empreendedora, estratégica e de inovação. “O trabalho pedagógico com foco nos Projetos Integradores reorganiza significativamente os processos de ensino e permitirá a seleção e avaliação de projetos de empreendedorismo e inovação elaborados por alunos e docentes.
A gerente acrescenta que o Projeto Integrador é uma das estratégias de aprendizagem desafiadoras propostas pela Metodologia Senai de Educação Profissional. “Essa prática contribui consistentemente para o diálogo entre as Unidades Curriculares, inserindo o aluno no contexto da tecnologia, da ciência, da construção de conhecimento, da descoberta e da motivação intelectual”, conclui.
Portal InoveMais
Lançado em 2014, pelo Senai no Paraná, o InoveMais é uma ferramenta que tem o objetivo de agilizar a captação de ideias no campo da inovação e da competitividade. O projeto une duas importantes áreas estratégicas do setor produtivo: indústrias interessadas em criar novos produtos e formas de gestão e setores organizados da sociedade civil, como as universidades, onde o conhecimento é capaz de fazer toda a diferença para agregar valor, gerar emprego e renda e estabelecer novas referências no campo da inovação. Com a finalidade de estreitar a relação entre a universidade e a indústria, o InoveMais também disponibiliza conteúdos sobre fomento, editais, serviços, institutos de pesquisa, agências e institutos de inovação, parques tecnológicos, instituições científicas e tecnológicas, notícias e eventos.
Fonte: Agência Fiep
Envie para um amigo