O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 27/02/2015
O mercado de orgânicos continua em ascensão em todo o planeta, apesar das crises cambiais e econômicas na maioria dos países de todos os continentes. Só durante os quatro dias da BIOFACH, maior feira de orgânicos que aconteceu em fevereiro na Alemanha, a participação das empresas ligadas ao Projeto Organics Brasil gerou potenciais negócios na ordem de US$ 38 milhões de dólares para 2015.As perspectivas são muito positivas. A empresa de pesquisa Organic Monitor estima que o valor mundial do mercado de orgânicos é de US$ 72 bilhões e aumenta o número de consumidores em busca de uma vida mais saudável. A Federação Alemã da Indústria de Alimentos Orgânicos (BOLW) anunciou que aumentou em 4,8% o consumo de orgânicos das famílias alemãs, gerando faturamento de 8 bilhões de euros em 2014.
A Biofach teve aumento de 5% no número de profissionais do setor de 136 países, sendo que o segmento vegano foi o de maior destaque, assim como o acordo de livre comércio entre a União Europeia e a TTIP – a entidade de comércio transatlântico que diminui a burocracia de importação/exportação da UE nos Estados Unidos. Outra preocupação da Biofach é aumentar a divulgação dos produtos do segmento no varejo. Para isso, foi aprovado um estudo de referência para trabalhar a tendência no comércio que é maior procura de produtos livre de agrotóxico, de lactose, glúten e ovo (www.biofach.de/en/press/trendstudy-freefrom).
Para o Brasil, a Biofach continua sendo um importante evento para construção da imagem do país no cenário mundial com novos contatos em novos mercados – como países asiáticos, assim como o interesse de grandes empresas em adicionar ingredientes da biodiversidade brasileira em seus produtos. Ming Liu, coordenador do Projeto Organics Brasil, resume as oportunidades de negócios nessa feira: “O mercado global vem demonstrando profundo movimento na construção de acordos comerciais bilaterais e multilaterais. Atualmente os Estados Unidos, a Comunidade Européia e mercados asiáticos já têm acordos comerciais de reconhecimento mútuo de regulamentação. Para não ficarmos para trás é essencial construir acordos na mesma linha, para que continuemos a ser competitivos e presentes num mercado em plena ascensão. Sob todos aspectos, os produtos brasileiros continuam em forte demanda e buscaremos construir as pontes comerciais ainda inexistentes”.
Participaram da Biofach, as empresas associadas do Projeto Organics Brasil – Native, Jalles Machado, Triunfo do Brasil, Brasilbev e MN Própolis. Na Vivaness, a feira de cosméticos que acontece em paralelo a Biofach, participou a Beraca, maior empresa de ingredientes orgânicos da biodiversidade brasileira. A participação das empresas nacionais gerou potenciais negócios na ordem de US$38 milhões de dólares para 2015.
O Organics Brasil completa dez anos de fundação, 60 empresas associadas e um desempenho de negócios de US$ 136 milhões em 2014. Mais de 120 empresas exportadoras já passaram pelo projeto, totalizando US$ 732,7 milhões em negócios de exportação. A projeção para 2015 é crescer 10%.
Fonte: Segs via Organics Net
Envie para um amigo