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Missões empresariais serão destaque na ação da Apex-Brasil em busca de novos mercados em 2015

Publicado em 20/01/2015

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) programou para 2015 uma série de missões empresariais e participação intensiva em feiras internacionais com o objetivo de abrir novos mercados para as empresas nacionais e dessa forma contribuir para o aumento as exportações brasileiras e a reversão do deficit de US$ 3,93 bilhões registrado na balança comercial brasileira em 2014.

Além de organizar um ambicioso calendário de missões, a Apex-Brasil pretende ampliar a participação das empresas brasileiras nas mais importantes feiras de todo o mundo e nos mais diversos segmentos.

A primeira dessas iniciativas terá como alvo o Japão e será realizada no mês de março, com a participação na  Foodex, uma das maiores feiras asiáticas do setor de alimentos e bebidas.

Outras missões da Apex-Brasil levarão empresários brasileiros aos Estados Unidos, Egito, Argélia, Polônia, Alemanha, África do Sul, Angola, Moçambique, Quênia, Tanzânia, Colômbia, Peru, Rússia, República Dominicana e Costa Rica. Estes são os países com missões já confirmadas. A relação deverá ser acrescida de outros países no decorrer do ano. Da mesma forma, nos próximos meses a Apex-Brasil poderá anunciar a participação de empresas brasileiras em diversas outras feiras em países dos mais diversos continentes.

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), de janeiro a outubro do ano passado, as exportações realizadas com o apoio da Apex-Brasil totalizaram US$ 52,4 bilhões, uma alta de 39,5% em comparação com igual período de 2013 e correspondentes a 27,3% de todo o volume exportado pelo País no período.

Mesmo sem arriscar prognósticos, este ano a Apex-Brasil pretende aumentar esses números, contribuindo para que as empresas brasileiras conquistem novos mercados e colaborando para um maior dinamismo do comércio exterior brasileiro 

Logo após assumir o MDIC, o ministro Armando Monteiro afirmou que vai trabalhar focado na busca de novos mercados internacionais para os produtos brasileiros visando, sobretudo, reverter o resultado negativo registrado pela balança comercial no ano passado.

A Foodex Japan 2015, de 3 a 6 de março, em Tóquio trata-se de uma das mais importantes feiras internacionais de alimentos e bebidas e que no ano passado teve a participação de 2.650 expositores de 82 países. Quatro empresas associadas ao Projeto Organics Brasil (parceria entre a Apex-Brasil e o Instituto de Promoção do Desenvolvimento, IPD) participaram da feira e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) também esteve presente à mostra promovendo a participação de empresas brasileiras no evento. Ao todo, as empresas apoiadas pela Apex-Brasil fecharam negócios no valor de aproximadamente US$ 46 milhões.

Feiras e Missões Empresariais

Para este ano a Apex-Brasil pretende levar um número maior de empresas para explorar oportunidades de negócios envolvendo não apenas produtos orgânicos mas também outros tipos de alimentos. Ao participar ativamente da feira no Japão, a Apex-Brasil acredita que as empresas brasileiras conquistarão outros mercados nos países asiáticos.

Fonte: Apex-Brasil via ABRA

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