O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 02/12/2014
O último dia do 2.° Fórum de Agricultura da América do Sul foi palco para o lançamento da Expedição Agricultura Familiar, “uma viagem por um Brasil que produz”. Idealizado pelo Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, o projeto iá discutir o setor que representa mais de 80% dos produtores brasileiros em todos os seus elos.
“Queremos mostrar, neste projeto, a importância da pequena propriedade no contexto de produção, demanda, consumo, fonte de renda, empregabilidade e receita. Hoje, a agricultura familiar é mais diversificada que a empresarial”, destacou Giovani Ferreira, gerente do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo.
“A agricultura familiar é protagonista e precisa ser respeitada. São mais de 4 milhões de estabelecíamos. É preciso olhar sem preconceito para essa atividade, e esse projeto fará isso”, complementou Reni Denadi, do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).
Durante os meses de março e setembro, uma equipe de jornalistas e técnicos irá percorrer seis estados (Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais) para fazer um diagnóstico do setor que hoje representa, por exemplo, 20% da produção brasileira de soja, 50% do milho, 70% do leite, 80% do café, 90% da mandioca e 100 do tabaco.
Ao longo da Expedição, uma exposição fotográfica e um seminário irão ocorrer nãos municípios que a equipe parar. No final, um anuário e um documentário serão produzidos.
O projeto Expedição Agricultura Familiar conta com apoio da Souza Cruz, Sicredi e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Painéis e conferência do último dia do 2º Fórum de Agricultura da América do Sul discutiram oferta, demanda e o relacionamento com o mercado global em que a expansão sustentável da produção no agronegócio é um desafio para países sul-americanos.
Confira as discussões dos painéis na Matéria completa da Gazeta do Povo
Fonte: Gazeta do Povo
Envie para um amigo