O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 10/11/2014
Vinte e seis empresas receberam dia 5 de novembro, no Rio de Janeiro, o Prêmio Finep, que é considerado o Oscar da Inovação brasileira. Troféus e diferentes valores em dinheiro totalizaram 8 milhões em prêmios. O Paraná esteve representado por três dos concorrentes, nas categorias Pequena Empresa, Média Empresa e Inventor Inovador.
Sócio-fundador da empresa paranaense Carob house, única a produzir produtos à base de alfarroba no Brasil, Luiz Carmine Giunti de Oliveira ganhou prêmio na categoria Inventor Inovador. Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da Carob House, Carmine Giunti desenvolveu uma formulação balanceada, utilizando como principal matéria prima a alfarroba e lançou no mercado como uma alternativa ao chocolate convencional, ideal para pessoas com restrições alimentares ou que optam por alimentos mais saudáveis.
“O prêmio foi um reconhecimento do trabalho que levamos anos para desenvolver. É uma felicidade poder cumprir com o propósito de colocar no mercado um produto que faz bem à saúde da população”, diz Giunti de Oliveira. Com os serviços do Sesi e a consultoria do Senai em projetos de melhoria de produção, por exemplo, a empresa Carob House caminha no sentido certo, de acordo com a também proprietária Eloisa Helena Orlandi. “Essa parceria fez uma grande diferença para nós”, afirma.
Exemplo: se aceitassem as opiniões iniciais sobre o seu negócio, os criadores da CarobHouse estariam longe de faturar R$ 10 milhões em 2014. “Um consultor nos disse que o projeto era diferente demais. O banco não quis apostar. Então, usamos recursos próprios”, diz Eloisa Orlandi, que investiu bônus e 13.º salários na fábrica de chocolates feitos à base de alfarroba. Neste ano, a marca aumentou a produção de três para quatro toneladas semanais. A ideia é usar a premiação do Finep – R$ 100 mil na categoria Inventor Inovador – para crescer mais, mantendo a média de 100% ao ano.
Sobre a Carob house
Como resultado de pesquisas, iniciadas em 1990, nasceu a Carob House, única empresa brasileira que fabrica produtos a base de alfarroba no país. Trata-se de um alimento muito semelhante ao chocolate, mas sem estimulantes como a cafeína e a teobromina. Além disso, tem baixo índice glicêmico e mais rico em fibras, minerais e vitaminas, sem adição de açúcar, sem glúten e sem qualquer ingrediente de origem animal. "O prêmio de Inventor Inovador é um enorme orgulho para toda equipe Carob House e também a certeza de que temos desenvolvido um excelente trabalho, sempre zelando pela saúde de nossos consumidores e qualidade dos nossos produtos", afirmou Carmine Giunti.
Muito embora seja único no mercado, os produtos a base de alfarroba possuem odor, textura e aparência similar ao cacau, mas difere no sabor. Tanta semelhança originou sabores e formatos que vão desde a barrinha, passando pelo tablete e creme de avelã em pote, até as caixas de bombons nos variados sabores: passas, avelã, castanha e damasco.
As outras duas empresas paranaenses que receberam o Prêmio são: a Angelus, que desenvolve produtos odontológicos e a Biodiversité, de insumos cosméticos (ambas de Londrina). A primeira ganhou na categoria Média Empresa e a segunda na categoria Pequena Empresa.
Apesar das três empresas paranaenses atuarem em ramos diferentes, elas têm em comum o olhar um metro à frente do que o mercado busca, além de histórias sobre obstáculos enfrentados para defender suas ideias.
Fonte: Gazeta do povo, O Morador, Agência Fiep e Prêmio Finep
Envie para um amigo