O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 06/10/2014
A INOVATEC de 2014 aconteceu em Curitiba nos dias 16 e 17 de Setembro. A feira é uma oportunidade para a realização de contatos de negócios, de forma a transformar o conhecimento existente nas instituições de ciência e tecnologia em novos produtos, processos e serviços.
Uma das atividades da INOVATEC foram os talkshows de diversas temáticas. A metodologia utilizada foi uma mesa de debates com duas horas de duração, com a finalidade de oferecer aos participantes a possibilidade de discutir com especialistas sobre temas relacionados à pesquisa, desenvolvimento, tecnologia e inovação (P&D&T&I). A mesa foi composta por pesquisadores e empresas para abordarem o tema proposto, seguindo-se uma discussão com os presentes. Além desses participantes, a atividade contou com a presença de um convidado como moderador, tendo como função mediar o debate entre os componentes da mesa e os participantes ou entre os mesmos.
O Talkshow voltado para indústria Agroalimentar aconteceu na tarde do dia 16 e contou com a participação da pesquisadora Mônica Fiorese, da Unioeste – Toledo e de Cassandro Rufino, Diretor de Desenvolvimento da Candon – Aditivos Para Alimentos, empresa de Marechal Cândido Rondon.
Mônica Fiorese apresentou suas linhas de pesquisa e uma série de trabalhos realizados em parceria com indústrias. Um de seus projetos é em parceria com a Candon Aditivos, especializada em desenvolver processos inovadores de produção.
Estavam presentes pesquisadores e representantes das Agências de Inovações de diversas universidades paranaenses, bem como representantes de empresa. Após as explanações os participantes debateram sobre as principais dificuldades da realização de pesquisas aplicadas em parceria Universidade e Empresa.
A moderação da mesa foi realizada pela professora Renata Ernlunbd, coordenadora do curso de especialização em Gestão da Qualidade e Tecnologia de Carnes e Derivados e do curso de especialização em Segurança Alimentar em Indústrias e Serviços de Alimentação da PUCPR.
Foi possível perceber que as oportunidades de trabalhos em parceria existem e que estão cada vez mais incorporados pelas empresas, porém, é necessário um aprimoramento da legislação relacionada à temática.
Um grande exemplo de promoção da aproximação de atores da indústria e da academia são as Rodadas de Negócio Tecnológicas, atividade que vem sendo promovida com sucesso pela equipe dos Observatórios em diferentes áreas industriais.
Para área de alimentos já foram realizadas três edições, sendo que a última aconteceu em Medianeira-PR e reuniu 10 empresas e mais de 20 pesquisadores do setor, um destes foi a própria Mônica Fiorese, grande apoiadora da interação Universidade-Empresa.
Fonte: Observatórios
Envie para um amigo