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Publicado em 22/07/2014
Tradicionalmente, os padrões de qualidade exigem frutas e legumes em perfeita conformidade, ainda que, visual. Feias, assimétricas e desprezadas, as frutas fora dos padrões estéticos convencionais quase sempre, sem lugar no gosto comum, tem como destino o triste fim obscuro dos lixos, à margem das prateleiras.
Em campanha contra o desperdício, uma grande rede de supermercado francesa lançou uma irreverente ação para incentivar o consumo dos alimentos deformados. “Les fruits & legumes moches” ou em português “Frutas e Legumes Feios” abriu caminho contra o preconceito e, já nos primeiros dias de vendas, com 30% de desconto, comercializou 1,2 toneladas de alimentos “excluídos” em diferentes lojas da rede. Aumentou em 24% o tráfego geral de produtos nas lojas.
Apostando em bom-humor na campanha os alimentos "feios" posam para fotos com slogans como "esta batata feia foi eleita Miss Purê" e "laranja feia faz um suco bem gostoso", entre outros.
Para os consumidores perceberem que esses produtos são tão bons quanto os outros, parte da campanha foi a formulação e distribuição de sopas e sucos "inglórios" e funcionou.
A campanha também foi sucesso nas mídias sociais com mais de 13 milhões de pessoas atingidas após um mês, tendo um grande impacto na mídia.
Em um ato de conscientização, a campanha se projeta contra o exorbitante desperdício de alimentos registrados na Europa, que poderia alimentar 200 milhões de pessoas, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas).
Frutas e legumes deformadas do mundo, uni-vos!
Adaptada para uma versão em inglês, “Inglorious Fruits and Vegetables” , a campanha deve chegar a países vizinhos como Portugal e Bélgica, além das quase duas mil lojas do grupo espalhadas na França.
Assista o curioso vídeo na versão em inglês “Inglorious Fruits and Vegetables”, que mostra toda a repercussão da campanha francesa:
Para ver a versão original em francês “Les fruits & legumes moches” clique aqui
Fonte: Catraca Livre e Uol
Finalmente podemos crer que o ser humano irá socorrer-se de si mesmo. Valorizando o que realmente importa.
Vivamos o
não desperdício...é sábio, necessário e nutre principalmente o espírito dos seres.
Obrigada a todos os envolvidos,
inclusive os divulgadores da iniciativa.
Obrigada pelo comentário Lucilda, sempre levantando a bandeira do não desperdício!
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