O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 10/07/2014
A equipe de pesquisadores da General Electric (GE) está investindo na construção de um aparelho de micro-ondas que teria a capacidade de contar as calorias dos alimentos.
A máquina se aproveita do fato de que as micro-ondas penetram gordura e água de forma diferente. O resultado é um dispositivo que pode estimar o número de calorias de um alimento, usando apenas três medições deviradas da aplicação de uma dose de energia de micro-ondas: gordura, água e peso. O restante da informação calórica é extraída dessas métricas.
O método parece duvidoso para os leigos, mas, de acordo com um vídeo que demonstra a eficiência da invenção, o sensor previu corretamente o conteúdo calórico dos alimentos contidos dentro dele em mais de 40 experimentos, com uma variação de 5% a 10%.
O próximo passo da pesquisa será criar um sistema que seja fácil para os consumidores usarem. Em uma das versões pensadas pelos pesquisadores, uma cúpula de vidro cobre um prato de comida e, então, com apenas o toque em um botão, seria possível descobrir quantas calorias você está prestes a ingerir. Os cientistas também estão estudando a possibilidade de anexar esse sensor de calorias a outros utensílios domésticos, como um micro-ondas comum, que poderia fazer a medição enquanto aquece os alimentos.
A ideia de criar a geringonça partiu do cientista Matt Webster, que ficou com a pulga atrás da orelha após sua mulher recusar o presente de aniversário que ele queria lhe dar: um aparelho para monitorar a atividade física no dia a dia. Sua mulher lhe disse, no entanto, que adoraria um gadget que pudesse contar as calorias dos alimentos ingeridos durante o dia. Foi então que o marido exemplar se pôs a trabalhar no projeto com seus colegas do GE Global Research, no estado de Nova York.
Veja o vídeo, em inglês, do protótipo e seu funcionamento:
Fonte: O Globo
Envie para um amigo