O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 13/05/2014
Durante três dias, a cadeia produtiva de hortifrutigranjeiros e flores da Grande Curitiba foi destaque e tema de discussão. Cerca de 1.500 pessoas, entre produtores, fabricantes, distribuidores e lideranças do agronegócio, participaram, na Centrais de Abastecimento (Ceasa) em Curitiba, da segunda edição da Hortifruti Brasil Show, uma realização do governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), e Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), com patrocínio do Sebrae, Fomento Paraná e Itaipu Binacional.
Foram diversos painéis, encontros técnicos e de negócios, reuniões, oficinas, dia de campo, visitas a estandes, cozinha show, workshops, diálogo empresarial internacional, salão foods, seminários, ciclo de palestras e minicursos. “A Hortifruti Brasil Show é evento que se consolida a cada edição, uma iniciativa que nasceu de uma aliança estratégica entre as entidades que representam o agronegócio paranaense e mobiliza a cadeia produtiva, com objetivo de fornecer alimentos saudáveis e seguros para o consumo”, disse Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.
A Equipe dos Observatórios/Sesi/Senai/IEL esteve presente e acompanhou as atividades da HortiFruti Brasil Show.
O diretor-superintendente do Sebrae/PR lembrou que em 2009, SEAB; SMAB; Ceasa, Sistema Faep e Senar, Emater, Região da Emilia-Romagna, por meio do Programa Brasil Próximo, e o Sebrae/PR, com apoio da Ocepar, iniciaram um trabalho com empresários da cadeia de hortifrutícolas da Região Metropolitana, para trabalhar qualidade e produção de alimentos seguros; rastreabilidade; gestão de negócios; e produtos e processos.
“O agronegócio é um setor estratégico, porque concentra elevado número de pequenas propriedades rurais, que, na visão do Sebrae/PR, devem ser trabalhados como empreendimentos rurais”, reforçou Tioqueta. Para ele, a parceria com a Itália é fundamental para esse processo, sobretudo por conta da troca de experiências, especificamente com a Região da Emilia-Romagna, que mantém um escritório na sede do Sebrae/PR em Curitiba.
Darci Piana destacou, durante a Hortifruti Brasil Show, o papel da agricultura na economia do Paraná e do Brasil. “Se a agricultura vai bem, o comércio também vai bem”, disse o dirigente, lembrando que a parceria com a Itália e instalação do escritório da Emilia-Romagna no Sebrae/PR, com foco em projetos e estratégias para fortalecer o agronegócio paranaense, foi selada durante a sua gestão como presidente do Conselho Deliberativo da entidade, em 2008.
Vida Saudável
Outra atração do evento foi a palestra do professor de Educação Física e conferencista Márcio Atalla. Criador do programa Medida Certa, e tendo ainda especialização em Treinamento de Alto Rendimento, e pós-graduação em Nutrição, pela USP, Atalla falou aos presentes sobre a importância em se ter uma vida saudável, com a boa alimentação equilibrada, com a prática de exercícios físicos regulares. "A simples caminhada, ou mesmo subir escadas do seu prédio, ou local de trabalho, diariamente já ajuda a se adaptar a um estilo de vida mais saudável, se realmente quiser", disse o palestrante. Após responder perguntas da plateia, Atalla convidou os presentes para uma caminhada nas dependências da Ceasa Curitiba.
Fonte: Paraná Shop
Envie para um amigo