O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 21/03/2014
O “Futuros Produtores do Brasil” é uma realização da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). O projeto tem como objetivo incentivar os jovens, filhos de produtores rurais e empresários do agronegócio a continuarem na atividade agropecuária e prepará-los para assumir os negócios da família.
Lançado no ano passado, com uma turma composta por 30 jovens com idades entre 16 e 24 anos, cursando o ensino médio ou até o segundo ano da universidade, o projeto foi um sucesso. Os organizadores decidiram, então, lançar uma novidade: neste ano, o “Futuros Produtores do Brasil” será dividido em duas turmas: uma de iniciantes, cujos participantes serão escolhidos pelos Sindicatos Rurais de Mato Grosso, e a segunda com os jovens que participaram da primeira edição do projeto em 2013. Os encontros ocorrerão entre maio e setembro e a programação completa será divulgada em breve.
De acordo com o presidente do Sistema Famato, Rui Prado, o resultado da primeira turma do projeto foi animador. “Ficamos muito contentes em ver o desenvolvimento e o crescimento dos jovens participantes da primeira edição ao longo dos encontros. O entusiasmo pelo setor foi despertado em muitos daqueles que não pensavam ou tinham dúvidas em dar continuidade aos negócios da família no campo”, afirma Prado.
Segundo o coordenador do projeto “Futuros Produtores do Brasil”, Soneri Paludo, o primeiro evento foi muito produtivo, porque, além de apresentar os elos da cadeia produtiva do agronegócio, foram realizadas visitas técnicas com o intuito de fazer com que o jovem ampliasse sua visão do agronegócio e percebesse mais oportunidades no setor. “Nos encontros tivemos palestras com especialistas e empresários para expor as oportunidades do setor e outros temas relevantes”, explica.
Em relação aos resultados da primeira edição, Soneri Paludo observa que o evento foi avaliado pelos jovens como excelente; 93% pretendem continuar no agronegócio e 81% dos participantes eram filhos de produtores rurais. E acrescenta que, “para 2014, nossa expectativa é bastante positiva, pois vamos dar continuidade ao projeto com uma nova turma e trabalhar com a turma anterior também”.
A procura por vagas para a nova turma está sendo concorrida e, de acordo com o coordenador serão seguidos os mesmos critérios do ano passado: além da escolaridade exigida, os jovens devem ser herdeiros do agro, indicados pelos Sindicatos Rurais e podem ser de diferentes regiões de Mato Grosso. Para a turma da fase 2, os participantes de 2013, o compromisso é de participarem e se envolverem na proposta da continuidade.
Os interessados poderão obter mais informações através da página do Facebook do projeto
Envie para um amigo