O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 21/03/2014
O país, no reino do Himalaia, preserva suas florestas e tem 80% do seu território ocupado por elas, além disso, o povo tenta a todo custo, apesar de encravado entre os gigantes China e Índia, preservar suas tradições, intrinsecamente ligadas ao budismo.
O Butão é conhecido por surpreender o mundo há alguns anos com o índice FIB – Felicidade Interna Bruta –, em contraposição ao PIB – Produto Interno Bruto – e reforçou sua intenção em contribuir para a sustentabilidade do planeta.
A primeira ideia de migrar para o orgânico surgiu em 2002, como marco nacional para a agricultura ecológica no Butão, porém o plano foi formalizado em 2008 pelo Ministro da Agricultura. A política tem o objetivo de promover a agricultura orgânica como modo de vida entre os agricultores butaneses e elevar o padrão de vida das pessoas.
A agricultura no Butão já é quase toda orgânica, haja vista que já não utilizam pesticidas nem fertilizantes. Ainda assim há desafios como a falta de consciência e conhecimento da produção orgânica entre os agricultores, legisladores e consumidores.
Atualmente, os futuros instrutores estão em treinamento e os agricultores que já possuem produção orgânica estão recebendo assistência governamental.
De acordo com o ministro da Agricultura, além das vantagens de conservação ambiental, o programa de agricultura orgânica capacitará os agricultores em novas técnicas de cultivo para potencializar o uso do solo, aumentando a produção e, por fim, levando o país à desejada autossuficiência alimentícia.
Mercado
A procura pela transformação do cultivo também tem razões econômicas: a produção orgânica é 30% mais valorizada em relação a convencional, além de garantir uma renda extra com o ecoturismo.
Na região, dois estados indianos têm programas similares para a adoção integral do cultivo orgânico na agricultura. Um terço da agricultura do estado de Sikkim já é orgânico e o governo local almeja transformar toda sua produção até 2015. Já Kerala começou essa transição em 2010 e planeja que até o final desta década todo o seu cultivo tenha sido convertido.
Fonte: Associação de Agricultura Orgânica, Epoch Times e Portal Orgânico
Envie para um amigo