O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 17/03/2014
O Rio Grande do Sul tem uma uva que possivelmente não é cultivada de forma comercial em nenhum outro lugar do mundo. Trata-se da moscato branco, de origem italiana e que está no Brasil desde os anos 30.
Os pesquisadores da Embrapa suspeitavam que a variedade colhida no país tivesse características diferentes das de suas "parentes" europeias. O estudo de um especialista francês em classificação de videiras aponta que a suspeita seja verdadeira.
Jean-Michel Boursiquot, da universidade de Montpellier, na França, comparou as características da moscato branco com bancos de dados genéticos da Europa e não encontrou nada parecido. Os estudos da Embrapa ainda prosseguem.
Farroupilha é o município gaúcho que concentra cerca de 50% da produção da moscato branco, variedade utilizada na produção de vinhos e espumantes, que costumam ser mais doces que as bebidas feitas com variedades próximas.
A uva é a aposta da Embrapa e de produtores locais para que Farroupilha consiga a Indicação de Procedência para vinhos espumantes do tipo moscatel, um processo que foi iniciado em 2009.
A indicação de procedência vem sendo discutida pelo grupo de trabalho relacionado à visão de futuro “Imagem da Marca para Indústrias Agroalimentares Paranaenses”. Visão esta contida no Roadmapping da Indústria Agroalimentar. O grupo se reúne bimestralmente na FIEP sob moderação dos Observatórios Sesi/Senai/IEL.
Este Roadmapping é fruto do projeto Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense.
A moscato branco é uma das 148 variedades de uva cultivadas em mais de 40 mil hectares de vinhedos do Rio Grande do Sul, de acordo com informações da Embrapa Uva e Vinho.
Saiba mais sobre as outras variedades cultivadas na matéria da Uol Agronegócio
Envie para um amigo