O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 03/02/2014
Um novo produto fermentado com bactérias probióticas de grãos e nozes - conhecido normalmente como "leite vegetal" - mostrou ser uma alternativa eficaz aos iogurtes convencionais.
O produto foi inicialmente concebido para ser usado por pessoas com alergia a leite de vaca, intolerância à lactose ou glúten, bem como crianças e mulheres grávidas.
Os resultados, contudo, mostraram-se melhores do que o esperado.
Os estudos de laboratório mostraram que os "iogurtes vegetais" têm propriedades anti-inflamatórias em células do intestino, o que poderia aliviar reações alérgicas provocadas pela ingestão de alimentos e aumentar a biodisponibilidade de ferro.
As caseínas, presentes no leite de vaca, figuram na lista de componentes alérgenos que dificultam a absorção do ferro.
A equipe espanhola responsável pelo desenvolvimento do produto já trabalhou com amêndoas, avelãs e aveia, e agora pretende avaliar o uso de nozes e castanhas como matéria-prima para compor as alternativas ao iogurte tradicional.
"Os resultados que obtivemos mostram também que os 'leites vegetais' que estudamos são uma boa matriz para o crescimento e viabilidade de bactérias probióticas por toda a vida útil do produto, especialmente depois de sua ingestão," disse Chelo González, da Universidade Politécnica de Valência.
Além disso, a pesquisa oferece novas dicas para melhorar os leites à base de planta, ou leites vegetais, disponíveis no mercado hoje, que têm deficiências relacionadas à baixa estabilidade física durante o armazenamento.
Leites vegetais
O "leite" feito de nozes e grãos representa uma alternativa ao leite animal e ao leite de soja.
Esses leites à base de plantas também têm componentes de grande valor nutricional, que podem proporcionar inúmeros benefícios para a saúde tanto para os consumidores com problemas específicos (intolerância à lactose, alergia ao leite de vaca, etc.), como para a população em geral, sobretudo para os vegetarianos.
Esses leites vegetais são caracterizados por um perfil saudável de ácidos graxos e carboidratos com baixo índice glicêmico (adequado para diabéticos).
Além disso, eles constituem uma importante fonte de vitaminas B e E, compostos antioxidantes (fitoesteróis e/ou polifenóis) e fibras alimentares, o que ajuda a melhorar a saúde intestinal.
Os leites vegetais também são ricos em potássio e apresentam teor muito baixo de sódio.
Fonte: Diário da Saúde
Envie para um amigo